Notícias

AMM realiza curso de Fundamentos de Licitação e Formação de Pregoeiro


A Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM está mobilizando os municípios para o curso de Fundamentos de Licitação e Formação de Pregoeiro que será realizado de 26 a 28 de março, no auditório da instituição. As inscrições estão abertas no site www.amm.org.br. O curso terá carga-horária de 24 horas/aulas, divididos em três dias consecutivos com oito horas/aula por dia. O curso será ministrado pelo consultor Nilson Fernando Gomes Bezerra, bacharel em direito pela Universidade Federal de Mato Grosso e servidor público federal.

A capacitação é dirigida a servidores públicos, efetivos ou não, que atuam ou atuarão como pregoeiro ou membro de equipe de apoio, além de agentes políticos (prefeitos e vereadores) e demais agentes públicos (secretários, diretores, contadores, advogados, controladores internos, assessores, atuantes na área de licitações públicas, gestão e fiscalização de contratos administrativos, elaboração de projeto básico e/ou termo de referência, entre outros interessados).

O curso abrangerá os fundamentos de licitações públicas, com destaque especial para a modalidade pregão, em suas formas presencial e eletrônica, abordando seus principais aspectos e alguns de seus pontos mais polêmicos. Conterá a apresentação de conteúdo por meio de veiculação de vídeos exemplificativos, estudos de caso, realização de exercícios, aplicação de questionários eletrônicos, entre outros.

O presidente da AMM, Neurilan Fraga, ressaltou a importância da capacitação dos técnicos e gestores para garantir os melhores resultados para as administrações municipais. Fraga lembra que as contratações de serviços e aquisição de produtos por parte das prefeituras são feitas, em sua maioria, através das licitações. “É preciso que os servidores estejam capacitados para conduzir todo o processo licitatório, adotando os procedimentos corretos e evitando erros que possam gerar punições para a gestão”, assinalou.

A figura do pregoeiro, por exemplo, concentra muitas atribuições que devem ser desempenhadas por um servidor público altamente capacitado, pois essa modalidade é utilizada para aquisição de serviços e bens, como remédios, veículos, manutenção e construção.

(Fonte: Folha Max)

Related posts
Notícias

Com investimento de R$ 3,4 milhões, Recife lança licitação para construir Arrecifes da Cidadania

Equipamento será instalado na Comunidade do Bem, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul da cidade, com…
Read more
Notícias

Em breve deve ser aberta licitação para concessão dos quiosques no Parque dos Pioneiros

Lance inicial previsto é de R$ 400,00 mensais. Vence quem oferecer o maior valor fixo mensal. Com o…
Read more
Notícias

Licitação para requalificação do Teatro Vila Velha será lançada nos próximos dias, diz Bruno Reis

Um dos teatros mais tradicionais de Salvador vai completar 60 anos em atividade, em 31 de julho, e…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *