Notícias

Centro da ONU lança série sobre compras públicas de alimentos da agricultura familiar brasileira

Coordenada pelo Centro de Excelência contra a Fome, série de três estudos analisa métodos e resultados do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Material foi apresentado no Fórum Global de Nutrição Infantil. Pesquisas foram conduzidas por especialistas da Fundação Getúlio Vargas e do Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG).

Para difundir por todo o mundo iniciativas do Brasil que fortalecem a agricultura familiar, o Centro de Excelência contra a Fome lançou no início de setembro, durante o Fórum Global de Nutrição Infantil, três publicações sobre experiências nacionais de compra pública de alimentos de pequenos produtores.

Os estudos analisam dois projetos do governo brasileiro: o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que adquire parte de seus insumos de propriedades familiares, e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), criado com o objetivo de construir mercados institucionais para os produtos da pequena agricultura.

O primeiro volume apresenta um panorama histórico das compras públicas de alimentos no Brasil. O segundo explica as diferentes modalidades de cada iniciativa governamental para as aquisições da agricultura familiar. E o terceiro mede o alcance e a escala dessas operações comerciais institucionais no país.

A série — intitulada “Políticas Sociais e de Alimentação” — foi coordenada pelo Centro de Excelência com apoio da Fundação Bill & Melinda Gates. As pesquisas foram realizados por pesquisadores independentes, pela Fundação Getúlio Vargas e pelo Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG) do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

(Fonte: Nações Unidas)

Related posts
Notícias

DF abre licitação para reforma da piscina de ondas do Parque da Cidade

O procedimento licitatório será do tipo menor preço, com valor estimado superior a R$ 18…
Read more
Notícias

Edital de licitação para a terceirização do Aeroporto de Blumenau (SC) está sendo finalizado pela prefeitura

A Prefeitura de Blumenau, em Santa Catarina, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e…
Read more
Notícias

Governo adere novo sistema de licitação e passa a juntar compras das secretarias

Intenção do Governo do Estado é gerar economia aos cofres públicos O Governo do Estado aderiu ao…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *