Notícias

Chapada dos Guimarães: Prefeito quer criação de “paczinho”

A liberação de recursos pelo governo federal por meio do Programa de Aceleracao do Crescimento (PAC) tem chamado a atenção de prefeitos de cidades pequenas, que por enquanto ainda não estão na lista das possíveis beneficiadas.

 

É o caso do prefeito de Chapada dos Guimarães, Flávio Daltro (PP), que defendeu a criação de um “paczinho”. “Se você for analisar onde a grande maioria da população brasileira vive, vai perceber que não é nas grandes cidades. Então o PAC não tem beneficiado boa parte dos brasileiros” argumentou. Segundo Flávio, com cerca de R$ 1,5 milhão a Prefeitura de Chapada seria capaz de resolver o problema de saneamaneto da cidade e ainda gerar cerca de 300 empregos durante o período em que as obras estivessem sendo executadas. O município enfrenta grandes dificuldades no que diz respeito ao tratamento de esgoto e abastecimento de água, mas a população de 17 mil habitantes está longe de encaixar a cidade nos critérios necessários para receber a verba do governo federal.

Em Mato Grosso, Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis foram beneficiadas pelo PAC. Dos três municípios, contudo, apenas o terceiro está conseguindo concluir os projetos. Suspostas fraudes na licitação das obras fizeram com que os empreendimentos na Capital e na cidade vizinha fossem paralisados em agosto de 2009. Desde então, os prefeitos tentam retomar os empreendimentos. O problema é que os preços dos contratos já estão defasados e as cidades não têm recursos suficientes para arcar com a diferença dos valores.

A alternativa que vem sendo estudada é a transferência da responsabilidade das obras para o Estado. Enquanto Murilo aceitou o acordo sem fazer objeções, Galindo preferiu passar apenas parte dos empreendimentos para o comando de Silval Barbosa (PMDB). O peemedebista deve assumir os projetos relacionados aos lotes 1, 3 e 5. Dos demais, que permanecem sob a tutela da prefeitura, o 4 e o 8 conseguiram a liberação junto à Caixa Econômica Federal para serem reiniciados.

Por: Laura Nabuco
(Fonte: RDNews – Poderes e Bastidores)

Related posts
Notícias

DF abre licitação para reforma da piscina de ondas do Parque da Cidade

O procedimento licitatório será do tipo menor preço, com valor estimado superior a R$ 18…
Read more
Notícias

Edital de licitação para a terceirização do Aeroporto de Blumenau (SC) está sendo finalizado pela prefeitura

A Prefeitura de Blumenau, em Santa Catarina, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e…
Read more
Notícias

Governo adere novo sistema de licitação e passa a juntar compras das secretarias

Intenção do Governo do Estado é gerar economia aos cofres públicos O Governo do Estado aderiu ao…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *