Notícias

Edital de licitação para 484 novos táxis é lançado em Teresina

A solenidade aconteceu ontem (27), no Salão Nobre do Palácio da Cidade

O prefeito Firmino Filho assinou nesta quinta-feira (27) a liberação do edital para licitação dos 484 alvarás de táxi. A licitação é uma conquista histórica para a categoria e para a população que necessita se deslocar através de transporte individual. A solenidade, ocorrida no Salão Nobre do Palácio da Cidade, teve a participação da associação e da cooperativa que representa os taxistas.

Dentro das vagas disponibilizadas, o edital prevê a destinação de 2% do total (40 veículos) para carros de transporte exclusivo para pessoas com deficiência e 1% de táxis com acessibilidade para cadeirantes. Ainda dentro das reservas, 10% das vagas estão destinadas à concorrência feminina.

O documento prevê os critérios de pontuação da disputa, que leva em consideração tanto o veículo (itens de segurança, documentação, etc.) como o motorista (CNH, tempo de atuação profissional, quantidade de filhos, quantidade de pontos na carteira, entre outros). Os concorrentes deverão ter, no mínimo, 24 meses de habilitação para dirigir. A nota máxima que poderá ser atingida é 180 pontos para o veículo normal e 240 pontos para o transporte eficiente.

Para o presidente do Sindicato dos Taxistas do Estado, essa licitação é uma promessa feita pelo prefeito Firmino Filho que está sendo cumprida.”Os trabalhadores estavam pagando muito caro para os donos de alvarás. Isso é um ato que vai ficar na história de Teresina porque os trabalhadores e a população estavam precisando. Foi uma luta grande, a nossa situação era humilhante”, afirmou Antonio da Silva.

O presidente da Cooperativa Teletaxi, Pedro Ferreira, lembra que a população vem sofrendo ao longo do tempo com o número diminuído de táxis na capital. “As pessoas passam até 30 minutos esperando um táxi. Foi uma luta muito grande dos segundos operadores porque esse valor que pagamos para os donos de alvarás é muito alto”, explicou.

O prefeito Firmino Filho destacou que essa conquista da categoria e da população faz parte da requalificação do sistema de transportes de Teresina. “Fizemos o lançamento de 353 vagas de alvarás para mototaxistas. Tive a alegria de ter criado, anteriormente, o sistema de mototáxi, ter feito a primeira licitação de mototáxi de Teresina, e estamos nesse momento importante e histórico, lançando a primeira licitação dos alvarás para taxistas. Importante dizer que existe a necessidade para a cidade, que exige mais os serviços de táxi. A cidade se espalhou e para que possamos nos deslocar é importante termos mais alternativas. O serviço de táxi já estava se expandindo. A segunda operação é um sintoma de que o sistema de que existe o serviço e o funcionamento no horário normal já não estava dando conta da demanda. Existe um grande número de trabalhadores fazendo a segunda operação, trabalhadores desejosos de fazer o serviço de forma legal e correta. Esse edital é uma forma legal de inserir esses trabalhadores e proporcionar uma melhoria no serviço”, destacou.

(Fonte: Capital Teresina)

Related posts
Notícias

Prefeituras e câmaras podem indicar um segundo servidor para MBA em Licitações

A Escola de Gestão Pública do Tribunal de Contas abriu vagas para que um segundo servidor efetivo…
Read more
Notícias

Matinhos capacita empreendedores locais para ampliar participação em licitações públicas e impulsionar economia regional

Com o intuito de potencializar a participação de empresas locais nas licitações públicas e…
Read more
Notícias

Publicada ordem de licitação de R$ 7 milhões para pavimentação asfáltica em Novo Três Passos

O objetivo é a contratação de obra de infraestrutura completa e pavimentação asfáltica no…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *