Notícias

Governo pode cancelar licitação de Copa se sigilo for violado, diz ministro

Segundo Orlando Silva, quem violar regra será ‘punido criminalmente’.

 

 

Para senador tucano, é ‘ingênuo’ achar que serão evitados ‘conluios’. O ministro do Esporte, Orlando Silva, afirmou nesta quarta-feira (29), após participar de audiência pública na Comissão de Infraestrutura do Senado, que eventuais vazamentos de informação no processo de licitação das obras do Regime Diferenciado de Contratação Pública (RDC) podem causar o “cancelamento do processo”.

O RDC flexibiliza as regras de licitação para obras públicas relacionadas à Copa do Mundo de 2014 e inclui um dispositivo que permite o sigilo do orçamento das obras até que a licitação seja concluída. Segundo o governo, a intenção é evitar a formação de carteis. A medida provisória que implementa o RDC foi aprovada na noite desta terça (28) pela Câmara e agora será votada no Senado.

“Se houver comprovação de um vazamento de informações, evidentemente que primeiro nós temos que responsabilizar – desde que provado o vazamento de informação – criminalmente quem for responsável, e, dependendo da fase da licitação, pode ter implicação que pode chegar até mesmo ao cancelamento do processo”, disse o ministro.

 

Durante a audiência pública para discutir a flexibilização das regras de licitação para a Copa, senadores da oposição questionaram o ministro sobre a legalidade e a eficácia do RDC. O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) disse que é “ingênuo achar que o RDC vai evitar conluios”. Orlando Silva afirmou que “se houver qualquer violação da regra, e isso [quebra de sigilo] seria uma violação da regra, o responsável será punido criminalmente”.

 

Related posts
Notícias

AVISO DE PAUTA: governador assina autorização para licitação de obras no Aeroporto Regional da Serra Catarinense em Correia Pinto

O governador Jorginho Mello assina nesta sexta-feira, 19, às 14h, a autorização para licitação…
Read more
Notícias

Ala da Mulher do Hospital Municipal: foi homologada vencedora da terceira licitação

Empreiteira de Curitiba vai realizar a obra, anunciada em 2020, por R$ 13,2 milhões; ala do HM foi…
Read more
Notícias

Licitação para reformas na ginástica artística e taekwondo está aberta

Algumas obras aguardadas pela comunidade são-bentense estão a poucos passos de serem iniciadas.
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *