Notícias

Governo vai retomar concessões e licitar três ferrovias até ano que vem, diz ministro

O programa, conforme ele, será “ambicioso, mas possível”, e permitirá que o setor ferroviário dobre a participação na matriz de transporte brasileira até 2025, saindo dos atuais 15% para algo entre 29% e 30% em um período de oito anos.

A primeira concessão, segundo ele, será realizada já em março com a licitação da ferrovia Norte-Sul, que vai ligar Porto Nacional (TO) à Estrela do D’Oeste (SP), unindo Porto do Itaqui (MA) ao porto da cidade de Santos (SP).

As outras duas concessões serão a ferrovia de integração Oeste-Leste na Bahia, que vai ligar Caetité ao Porto de Ilhéus, e ainda a Ferrogrão, no Mato Grosso. “Vamos ter uma grande espinha dorsal ferroviária. Isso vai ser transformador para o País.”

A mensagem de Freitas foi compartilhada, na mesma rede social, pelo presidente Bolsonaro que exaltou a formação e a experiência militar do ministro. Tarcísio Gomes de Freitas estudou na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman).

Freitas anunciou ainda que o governo fará a prorrogação antecipada dos contratos de concessão e vai usar as outorgas – antecipação da receita futura dos licitantes – para a construção de novos trechos. A primeira que utilizará este modelo será a Ferrovia da Integração do Centro-Oeste, que vai ligar Água Boa (MT) a Campinorte (GO).

“Vamos impulsionar área de influência que representa 16 milhões de toneladas no Vale do Araguaia. Vai ter impacto forte no frete e gerar competição entre eixos importantes. É tirar caminho das rodovias e diminuir o custo Brasil”, conclui o ministro.

(Fonte: Jovem Pan)

Related posts
Notícias

AVISO DE PAUTA: governador assina autorização para licitação de obras no Aeroporto Regional da Serra Catarinense em Correia Pinto

O governador Jorginho Mello assina nesta sexta-feira, 19, às 14h, a autorização para licitação…
Read more
Notícias

Ala da Mulher do Hospital Municipal: foi homologada vencedora da terceira licitação

Empreiteira de Curitiba vai realizar a obra, anunciada em 2020, por R$ 13,2 milhões; ala do HM foi…
Read more
Notícias

Licitação para reformas na ginástica artística e taekwondo está aberta

Algumas obras aguardadas pela comunidade são-bentense estão a poucos passos de serem iniciadas.
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *