Notícias

Licitação de meio milhão de euros insuficiente para quadro de Paula Rego em leilão

Uma licitação de 420 mil libras (541 mil euros) foi insuficiente para se efetivar a aquisição do quadro de Paula Rego, hoje, num leilão em Londres, confirmou a leiloeira.

“The Bullfighter’s Godmother” (“A madrinha do toureiro”), um quadro de acrílico em papel sobre tela, datado de 1990-91, tinha uma estimativa de base, entre 500 mil e 700 mil libras (687 mil e 961 mil euros).

Apesar de ter recebido a licitação de meio milhão de euros, esta não atingiu o preço mínimo determinado pelo vendedor, um coleccionador norte-americano.

“Não foi vendida”, confirmou uma porta-voz da Sotheby’s à agência Lusa.

De acordo com a informação da leiloeira, que levou esta obra à praça, juntamente com outras peças de arte contemporânea, este é um dos melhores exemplos do trabalho de Paula Rego e faz parte de um dos períodos mais significativos da sua carreira.

A imagem mostra um quarto austero e sem janelas, onde estão de pé os dois protagonistas: a madrinha, a dar os últimos retoques no fato do toureiro, enquanto uma rapariga aguarda sentada, com a capa do toureiro sobre as pernas.

“Em ‘The Bullfighter’s Godmother’, Rego pega na longa tradição da história de arte de retratos de toureiros, de Velázquez a Goya, Manet e Picasso”, lê-se no catálogo.

Porém, acrescenta a apresentação da Sotheby’s, “em vez de se centrar no heroísmo e dinamismo da tourada, Rego fixa a sua inimitável visão artística na tragédia pessoal que tem lugar por detrás de portas fechadas, longe do espetáculo público da praça de touros”.

A tela fez parte de muitas exposições no Reino Unido, incluindo no museu The National Gallery, em 1991, após um período da pintora como artista associada.

O quadro foi à praça no Leilão de Arte Contemporânea, entre várias obras de Andy Warhol, Lucio Fontana, Frank Auerbach e Jean Michel Basquiat, entre outros.

Aquele que recebeu a licitação mais elevada foi “Pregnant Girl”, de Lucian Freud, arrematado por 16 milhões de libras (22 milhões de euros), quase dez milhões de euros acima da estimativa mais elevada para a obra, que era de 13,7 milhões de euros.

(Fonte: Porto Canal)

Related posts
Notícias

DF abre licitação para reforma da piscina de ondas do Parque da Cidade

O procedimento licitatório será do tipo menor preço, com valor estimado superior a R$ 18…
Read more
Notícias

Edital de licitação para a terceirização do Aeroporto de Blumenau (SC) está sendo finalizado pela prefeitura

A Prefeitura de Blumenau, em Santa Catarina, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e…
Read more
Notícias

Governo adere novo sistema de licitação e passa a juntar compras das secretarias

Intenção do Governo do Estado é gerar economia aos cofres públicos O Governo do Estado aderiu ao…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *