Notícias

MP pede que CPTM suspenda contrato de manutenção de 48 trens


Promotor vê fraude na licitação feita em 2012 com consórcio Trail Temoinsa.
Trens foram comprados em 1998; Companhia tem 30 dias para decidir.

O Ministério Público pediu nesta segunda-feira (15) à Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) para suspender os contratos de manutenção de 48 trens que foram comprados da Espanha na década de 90, e ficaram conhecidos como trens espanhóis. A suspeita é que houve fraude na licitação.

No documento, que o SPTV teve acesso com exclusividade, o promotor Marcelo Milani pede que a Companhia declare de imediato a nulidade integral do procedimento licitatório celebrado em agosto de 2012, entre a CPTM e o consórcio Trail Temoinsa no valor de R$ 220 milhões.

Esse contrato é para a manutenção de 48 trens espanhóis fabricados em 1974 e que passaram a integrar o sistema da CPTM em 1998. O Ministério Público diz que o contrato de manutenção foi fraudado pelas empresas que formaram um cartel para beneficiar as empresas do consórcio.

Os promotores chegaram a essa conclusão após denúncias feitas por seis ex-executivos da multinacional alemã Siemens. Por conta apenas desse contrato, duas denúncias criminais e duas ações civis foram enviadas para a Justiça. O promotor diz que a CPTM tem 30 dias para tomar uma decisão.

Em nota, a CPTM disse que tem convicção que o contrato não é lesivo aos cofres públicos porque a proposta vencedora deu um desconto de 33% na licitação. A empresa Trail negou qualquer irregularidade no contrato e na licitação, disse que todos os preços são condizentes com o mercado. O SPTVnão conseguiu contato com a empresa Temoinsa.

(Fonte: G1)

Related posts
Notícias

DF abre licitação para reforma da piscina de ondas do Parque da Cidade

O procedimento licitatório será do tipo menor preço, com valor estimado superior a R$ 18…
Read more
Notícias

Edital de licitação para a terceirização do Aeroporto de Blumenau (SC) está sendo finalizado pela prefeitura

A Prefeitura de Blumenau, em Santa Catarina, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e…
Read more
Notícias

Governo adere novo sistema de licitação e passa a juntar compras das secretarias

Intenção do Governo do Estado é gerar economia aos cofres públicos O Governo do Estado aderiu ao…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *