Notícias

Novos caças da FAB e vaga no STF ficarão para Dilma, diz Lula

O governo está em processo para compra de 36 aviões de combate, num negócio que pode superar os 4 bilhões de dólares.

As decisões sobre o nome que ocupará a vaga deixada pelo ex-ministro Eros Grau no Supremo Tribunal Federal (STF) e a compra de novos caças para a Força Aérea Brasileira ficarão para o próximo governo, afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em entrevista exibida na noite de segunda-feira.

 

Em entrevista à TV Brasil, Lula afirmou que optou por esperar as eleições para discutir a escolha do ministro para a vaga deixada por Grau, aposentado em agosto, mas que ainda não conversou sobre o assunto com a presidente eleita, Dilma Rousseff.  Segundo a Agência Brasil, Lula disse que “não há muita pressa” para decidir o novo nome, porque o tribunal entrará em recesso nos próximos dias e só voltará aos trabalhos em fevereiro de 2011.

Sobre a decisão de compra dos novos aviões de combate para a FAB, Lula disse que não poderá tomá-la em um momento que seu mandato está acabando. “É uma dívida muito grande, é uma dívida de longo prazo para o Brasil. Eu poderia assinar e fazer um acordo com a França, mas não vou fazer”, disse Lula, segundo a agência.

O governo está em processo para compra de 36 aviões de combate, num negócio que pode superar os 4 bilhões de dólares. Em novembro, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou que os aviões franceses (produzidos pela Dassault) são os melhores em termos de transferência de tecnologia na licitação para renovar a frota da FAB.

O presidente afirmou na entrevista que a decisão sobre os caças franceses ainda depende de parecer do Conselho Nacional de Defesa. Também participam da concorrência o sueco Gripen NG, da Saab, e o F-18, fabricado pela norte-americana Boeing.

Por Alberto Alerigi Jr.
(Fonte: Estadão – SP Online)

Related posts
Notícias

DF abre licitação para reforma da piscina de ondas do Parque da Cidade

O procedimento licitatório será do tipo menor preço, com valor estimado superior a R$ 18…
Read more
Notícias

Edital de licitação para a terceirização do Aeroporto de Blumenau (SC) está sendo finalizado pela prefeitura

A Prefeitura de Blumenau, em Santa Catarina, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e…
Read more
Notícias

Governo adere novo sistema de licitação e passa a juntar compras das secretarias

Intenção do Governo do Estado é gerar economia aos cofres públicos O Governo do Estado aderiu ao…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *