Notícias

Obra de reservatório suspensa desde 2015 leva caos ao Anil, em Jacarepaguá

O morro que era mata nativa foi cortado em camadas. Da caixa d’água que seria construída no local, só nasceram as 80 bases — buracos no solo de pouco mais de 12m² por 4m de profundidade, cheios de água em condições ideais para a proliferação de mosquitos. Esse é o cenário do que restou de uma obra parada, em 2015, pelo Governo do Estado que até hoje não tem previsão de retorno no Anil, em Jacarepaguá.

— É um absurdo o que o estado fez com essa área — diz Marcelo Deolindo, síndico do condomínio Mirante da Barra, onde fica o terreno em que seria construída a caixa d’água.

A Secretaria estadual de Obras informou que a construção seria um reservatório para a região e custaria R$ 16,9 milhões. Questionada, a pasta não informou quanto já gastou até agora e afirmou que a empresa contratada para o serviço não estava cumprindo o cronograma e, por isso, os trabalhos foram supensos.

O terreno onde ficaria a caixa d’água é a área reservada do condomínio para a prefeitura construir equipamentos públicos — o que é previsto em lei. Normalmente, são feitas praças, escolas ou postos de saúde. Lá no Mirante da Barra, no entanto, o espaço, de acordo com moradores, foi cedido ao estado, que começou a obra em 2011. Ainda estão no local os resquícios da construção — incluindo uma grua caindo aos pedaços e barracos de madeira.

Para evitar a invasão de estranhos, os moradores do condomínio usaram os tapumes da obra para construir uma barreira e trancaram a passagem com um cadeado. Eles também providenciaram uma guarita com um vigilante e iluminação nova. Cada morador desembolsa R$ 300 por mês para manter o serviço.

— Estamos fazendo o papel que o estado não fez. Eles abandonaram a obra e deixaram o problema com a gente — conta o síndico.

Ainda de acordo com a Secretaria estadual de obras, a Cedae, que pediu a construção do reservatório, “já havia feito limpeza no local antes das última chuvas desta semana” e prometeu que mandará uma equipe técnica ao local para avaliar a situação e aterrar as valas abertas, a fim de evitar a formação de novas poças. “Esse trabalho de prevenção será mantido até que seja concluída uma nova licitação para a continuidade da obra”, afirmou a nota. A solução, no entanto, não contempla a vontade dos moradores.

— Não queremos um reservatório aqui. Tem que replantar a vegetação e recuperar o morro — afirma Marcelo.

Enquanto isso, o morro desmatado não absorve a água da chuva e transforma a superfície de terra em um verdadeiro escorregador para a enchente e a lama chegarem até as casas.

— Essa parte da rua precisava de uma boca de lobo — protesta a moradora Edna Souza.

(Fonte: Extra)

Related posts
Notícias

Cascavel: Quatro empresas participam da licitação para reformas no Hospital de Retaguarda

Reforma será no centro cirúrgico e na cobertura da unidade hospitalar Quatro empresas…
Read more
Notícias

Licitação para obras da engorda de Ponta Negra será nesta sexta

Pasta terá aproximadamente 40 dias para analisar todas as propostas e apresentar, logo depois, a…
Read more
Notícias

Aprovado projeto que permite dispensa de licitação em serviços de acessibilidade

Nesta terça-feira (13), a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa aprovou o…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *