Notícias

Portal de licitações ajuda empresários a aproveitar oportunidades no setor público

Muitos empresários nem imaginam que existem portais especializados em fornecer informações estratégicas sobre licitações. E até mesmo quem já conhece, não faz ideia do que exatamente uma plataforma dessas pode oferecer.

xistem muitas oportunidades que podem e devem ser aproveitadas por fornecedores de produtos e serviços. É uma excelente oportunidade para essas empresas de participar e vencer processos licitatórios.

É fácil vencer licitações?

É de consenso geral que vencer licitações não é uma tarefa fácil. Inclusive muitos fornecedores deixam de tentar entrar no universo lucrativo das licitações, por acharem que aquilo não é para eles.

No entanto, licitação é um negócio bastante atraente para qualquer empresário. Um bom contrato com um órgão público agrega, não somente valores econômicos para as empresas, mas produz um fluxo de caixa mais saudável e estimula a geração de novos empregos. Contratantes com o governo alcançam visibilidade, estabilidade financeira, além da consolidação de sua marca no mercado.

E qual a forma mais comum de se fechar contratos com o governo? É a licitação. Isso porque é definido por lei que todas as aquisições públicas devem ser feitas por meio de licitação.

A Constituição Federal, em seu artigo 37, inciso XXI, da Constituição Federal de 1988, já falava sobre isso. Segundo a lei, todos os órgãos da administração pública devem obedecer aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

A Constituição fala ainda que esses princípios devem reger todas as compras públicas e obras, serviços, compras e alienações do poder público devem ser contratados mediante licitação pública. Isso vale para a administração direta e indireta de qualquer um dos poderes, União, Estados, Distrito Federal e municípios.

Neste processo, deve ser assegurada a igualdade de condições a todos os fornecedores concorrentes. Ou seja, empresas de todo o país, de qualquer porte ou segmento tem a oportunidade de vender seus produtos ou serviços para o governo, em todo o país.

Como um Portal de Licitações pode ajudar Empresas a Participar de Licitações

Ainda não existem pesquisas sobre esse assunto. Mas a prática em certames confirma que a informação é o maior patrimônio dos licitantes. E é elemento comum a vencedores dos principais processos no Brasil nos últimos tempos.

Para tal, conhecer as leis, com suas mais recentes alterações, é imprescindível. Não somente apresentar uma proposta coerente com os conceitos legais, mas também para saber se posicionar em relação às particularidades do certame. E existem vários outros aspectos da licitação que devem ser de conhecimento dos participantes. Por isso que um bom portal de licitações é uma fonte importante de conhecimento.

Existem portais de licitação oficiais do governo, que nem sempre são claros e fáceis de explorar, e os portais de empresas que fornecem tecnologia e informações para empresas que participam de licitações. Cada dia que passa, o uso de informações estratégicas e a automação de processos através de softwares estão sendo fatores determinantes para que uma empresa seja bem sucedida no pleito público.

Os softwares de licitação têm sido amplamente utilizados e os de melhor qualidade são uma base de dados completa para quem quer obter bons resultados em licitações, dando em informações para pesquisa quanto com dados estratégico para ajudar a empresa na tomada de decisões.

Esses sistemas permitem saber, em tempo real, quais licitações estão em andamento no país. Além disso, oferecem informações sobre o comportamento do mercado, ramos de atuação, palavras-chave, dispersão geográfica e perfil de compradores e fornecedores.

(Fonte: Terra)

Related posts
Notícias

Com investimento de R$ 3,4 milhões, Recife lança licitação para construir Arrecifes da Cidadania

Equipamento será instalado na Comunidade do Bem, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul da cidade, com…
Read more
Notícias

Em breve deve ser aberta licitação para concessão dos quiosques no Parque dos Pioneiros

Lance inicial previsto é de R$ 400,00 mensais. Vence quem oferecer o maior valor fixo mensal. Com o…
Read more
Notícias

Licitação para requalificação do Teatro Vila Velha será lançada nos próximos dias, diz Bruno Reis

Um dos teatros mais tradicionais de Salvador vai completar 60 anos em atividade, em 31 de julho, e…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *