quarta-feira 19th junho 2019
19-jun-2019

Portal de licitações ajuda empresários a aproveitar oportunidades no setor público

Muitos empresários nem imaginam que existem portais especializados em fornecer informações estratégicas sobre licitações. E até mesmo quem já conhece, não faz ideia do que exatamente uma plataforma dessas pode oferecer.

xistem muitas oportunidades que podem e devem ser aproveitadas por fornecedores de produtos e serviços. É uma excelente oportunidade para essas empresas de participar e vencer processos licitatórios.

É fácil vencer licitações?

É de consenso geral que vencer licitações não é uma tarefa fácil. Inclusive muitos fornecedores deixam de tentar entrar no universo lucrativo das licitações, por acharem que aquilo não é para eles.

No entanto, licitação é um negócio bastante atraente para qualquer empresário. Um bom contrato com um órgão público agrega, não somente valores econômicos para as empresas, mas produz um fluxo de caixa mais saudável e estimula a geração de novos empregos. Contratantes com o governo alcançam visibilidade, estabilidade financeira, além da consolidação de sua marca no mercado.

E qual a forma mais comum de se fechar contratos com o governo? É a licitação. Isso porque é definido por lei que todas as aquisições públicas devem ser feitas por meio de licitação.

A Constituição Federal, em seu artigo 37, inciso XXI, da Constituição Federal de 1988, já falava sobre isso. Segundo a lei, todos os órgãos da administração pública devem obedecer aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

A Constituição fala ainda que esses princípios devem reger todas as compras públicas e obras, serviços, compras e alienações do poder público devem ser contratados mediante licitação pública. Isso vale para a administração direta e indireta de qualquer um dos poderes, União, Estados, Distrito Federal e municípios.

Neste processo, deve ser assegurada a igualdade de condições a todos os fornecedores concorrentes. Ou seja, empresas de todo o país, de qualquer porte ou segmento tem a oportunidade de vender seus produtos ou serviços para o governo, em todo o país.

Como um Portal de Licitações pode ajudar Empresas a Participar de Licitações

Ainda não existem pesquisas sobre esse assunto. Mas a prática em certames confirma que a informação é o maior patrimônio dos licitantes. E é elemento comum a vencedores dos principais processos no Brasil nos últimos tempos.

Para tal, conhecer as leis, com suas mais recentes alterações, é imprescindível. Não somente apresentar uma proposta coerente com os conceitos legais, mas também para saber se posicionar em relação às particularidades do certame. E existem vários outros aspectos da licitação que devem ser de conhecimento dos participantes. Por isso que um bom portal de licitações é uma fonte importante de conhecimento.

Existem portais de licitação oficiais do governo, que nem sempre são claros e fáceis de explorar, e os portais de empresas que fornecem tecnologia e informações para empresas que participam de licitações. Cada dia que passa, o uso de informações estratégicas e a automação de processos através de softwares estão sendo fatores determinantes para que uma empresa seja bem sucedida no pleito público.

Os softwares de licitação têm sido amplamente utilizados e os de melhor qualidade são uma base de dados completa para quem quer obter bons resultados em licitações, dando em informações para pesquisa quanto com dados estratégico para ajudar a empresa na tomada de decisões.

Esses sistemas permitem saber, em tempo real, quais licitações estão em andamento no país. Além disso, oferecem informações sobre o comportamento do mercado, ramos de atuação, palavras-chave, dispersão geográfica e perfil de compradores e fornecedores.

(Fonte: Terra)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>