Notícias

Prefeitura adia licitação importante para a Lagoa da Pampulha em 2018


A Prefeitura de Belo Horizonte adiou, sem previsão de retomada, a data de abertura das propostas para uma licitação que será importante para a Lagoa da Pampulha a partir de 2018.

O edital que prevê o monitoramento da qualidade das águas da represa depois que o contrato de recuperação do espelho d’água estiver concluído foi adiado pela necessidade de revisão da planilha de custos. A informação é da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura.

A previsão era que as propostas fossem abertas às 14h30 do dia 29 de agosto, mas, com o adiamento, não há nova previsão, segundo a Secretaria de Obras.

Atualmente, existe um contrato em vigor, com investimento de cerca de R$ 30 milhões da PBH, que está garantindo o tratamento da água da lagoa. O consórcio responsável pelo tratamento químico já conseguiu, inclusive, alcançar em três meses resultados previstos apenas para novembro deste ano.

A responsabilidade da empresa vai até dezembro de 2017. Depois disso, a prefeitura espera contar com outra firma para monitorar os resultados e acompanhar a evolução da lagoa, com base no edital que teve o adiamento publicado nesta sexta-feira no Diário Oficial do Município (DOM).

O principal objetivo da PBH é reduzir os níveis de matéria orgânica, coliformes, clorofila-A, cianobactérias e fósforo total. Dessa forma, será possível ter uma água que se enquadre nos padrões para a classe 3, de acordo com as normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Nessas condições, a lagoa poderia receber esportes náuticos, quando o contato com a água é secundário. Segundo a PBH, a obrigação do consórcio é de alcançar os padrões de classe 3 apenas em novembro, mas os índices de coliformes, matéria orgânica e clorofila-A já se enquadraram nesse intervalo em maio.

(Fonte: Estado de Minas)

Related posts
Notícias

AVISO DE PAUTA: governador assina autorização para licitação de obras no Aeroporto Regional da Serra Catarinense em Correia Pinto

O governador Jorginho Mello assina nesta sexta-feira, 19, às 14h, a autorização para licitação…
Read more
Notícias

Ala da Mulher do Hospital Municipal: foi homologada vencedora da terceira licitação

Empreiteira de Curitiba vai realizar a obra, anunciada em 2020, por R$ 13,2 milhões; ala do HM foi…
Read more
Notícias

Licitação para reformas na ginástica artística e taekwondo está aberta

Algumas obras aguardadas pela comunidade são-bentense estão a poucos passos de serem iniciadas.
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *