Notícias

Prefeitura de Vitória chama licitante suspeita de nunca ter dirigido táxi

Em portaria publicada no última dia 17 de agosto, a Prefeitura de Vitória convocou a licitante Tania Maira Alves Lopes para cadastramento como permissionária de táxi. Classificada em 109° lugar na licitação que distribuiu 108 novas placas em Vitória, ou seja, a primeira da lista de 50 contemplados em cadastro de reserva, Tania Maira é suspeita de nunca ter dirigido táxi, embora tenha pontuado por tempo de trabalho como defensora. A licitação é alvo de investigação pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

A história de Tania Maira guarda semelhanças com a de Rosiane de Oliveira Puppim, primeira colocada na classificação geral e personagem central nas suspeitas de irregularidades que assombram o certame.

Segundo a planilha de pontuação dos licitantes classificados e desclassificados contida na ata da reunião para julgamento de recursos realizada em 25 de novembro de 2015, Tania Maira obteve 10 pontos no quesito “Tempo de contribuição no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) como condutor auxiliar”. No critério, a pontuação vai de seis pontos (para tempo de contribuição de 6 a 12 meses) a 10 pontos (contribuição de 31 a 36 meses). Ou seja, ela obteve pontuação máxima. No total, ela somou 42 pontos. Sem os 10 pontos do quesito acima, cairia no mínimo para a 229° posição.

Mas segundo taxistas ouvidos por Século Diário ainda no período de 40 dias em que cerca de 30 pontos de táxi, entre janeiro e fevereiro deste ano, Tania Maira nunca dirigiu um táxi.

À época, tal como o nome de Rosiane e pelo mesmo motivo, o nome de Tania Maira veio à baila em mais de uma ocasião. Ela é bastante conhecida nas praças de táxi de Vitória por trabalhar em uma concessionária de veículos que oferece condições acessíveis a taxistas na aquisição de veículos novos. Tal seria sua única relação com o serviço de táxi.

Defensores em Vitória condenavam com indignação a classificação de Tania Maira na concorrência, assim como o faziam com Rosiane, a quem também acusavam de nunca ter trabalhado em um táxi. Segundo a planilha, a primeira colocada na licitação obteve oito pontos no mesmo quesito, o que corresponde a um período de trabalho comprovado de 19 a 24 meses como defensora.

A Setran, então, informou que Rosiane estava cadastrada como defensora no ponto de Jardim Camburi, Rua Alcino Pereira Netto, com o número 421. Taxistas garantiram que a única defensora inscrita em um dos pontos do bairro e que efetivamente dirige táxi não se chamava Rosiane. O mesmo parece ocorrer com Tania Maira.

Questionada pela reportagem em que ponto de táxi Tania Maira está inscrita como defensora e em qual o número de permissão, a Prefeitura de Vitória se mostrou desorientada.

Por assessoria de imprensa, a Setran deu resposta absolutamente divorciada da pergunta.

“A Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran) informa que, como dois candidatos classificados dentro do número de placas de táxis licitadas não atenderam todas as exigências do edital, foram desclassificados da licitação”.

“Dessa forma, a Setran convocou os dois primeiros suplentes do cadastro de reserva. O cadastro de reserva foi criado justamente com essa finalidade, para completar o número de taxistas quando necessário. Os novos convocados precisam agora apresentar a documentação necessária e se regularizar junto à Setran, para então assinar seus contratos de permissão”.

Já via Lei de Acesso à Informação (LAI), não teve jeito: o retorno foi outro, em forma e conteúdo. Veio seco, direto e casado com a demanda. “Conforme solicitação feita através do protocolado 20057/2016, informo que a licitante, Tania Maria Alves Lopes, nunca foi cadastrada como defensora no município de Vitória, conforme nosso sistema de controle”, afirmou a gerente de Vistoria e Fiscalização de Transportes da Setran, Adriana Sossai.

Na terça-feira (23), a reportagem também entrou em contato com Tania Maira na concessionária, mas não obteve retorno.

Mesmo com as inúmeras denúncias e suspeições que cercam a licitação de táxi, a Prefeitura de Vitória alocou os permissionários classificados. O evento foi realizado quarta-feira (24), no auditório do Hospital da Polícia Militar (HPM), em Bento Ferreira. Os pontos foram escolhidos de acordo com a ordem de classificação dos 108 novos taxistas.

(Fonte: Seculo Diario)

Related posts
Notícias

DF abre licitação para reforma da piscina de ondas do Parque da Cidade

O procedimento licitatório será do tipo menor preço, com valor estimado superior a R$ 18…
Read more
Notícias

Edital de licitação para a terceirização do Aeroporto de Blumenau (SC) está sendo finalizado pela prefeitura

A Prefeitura de Blumenau, em Santa Catarina, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e…
Read more
Notícias

Governo adere novo sistema de licitação e passa a juntar compras das secretarias

Intenção do Governo do Estado é gerar economia aos cofres públicos O Governo do Estado aderiu ao…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *