Notícias

Prefeitura nega que entidades com fins lucrativos poderão participar de licitações para gerir clínicas e hospitais

A Prefeitura do Rio informou nesta quinta-feira que o novo modelo de processo licitatório das organizações sociais (OSs)da Saúde não vai permitir a participação de entidades com fins lucrativos. Na última quarta-feira, o prefeito Marcelo Crivella publicou no Diário Oficial que está abrindo processos seletivos para 18 novos contratos de gestão de clínicas e hospitais. Hoje, OSs administram 173 das 326 unidades municipais, ou seja, 53% da rede. A Secretaria de Saúde prevê gastar R$ 2 bilhões por ano pelos serviços.

No novo processo, a prefeitura deixará de exigir das entidades a chamada Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas) para que elas sejam declaradas organizações sociais e aptas a participar das licitações. Apenas pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos podem requerer esse documento ao Ministério da Cidadania.

A certificação, concedida às organizações de assistência social, é um instrumento que possibilita a entidade usufruir da isenção das contribuições sociais, tais como a parte patronal da contribuição previdenciária sobre a folha de pagamento, Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e Contribuição PIS/PASEP, permite ainda a priorização na celebração de contratos e convênios com o poder público, entre outros benefícios. Para isso, é preciso comprovar seu caráter sem fins lucrativos.

A Secretaria municipal de Saúde afirma que um dos objetivos do fim da exigência dessa certificação é ampliar o número de organizações sociais capazes de ter contrato com a prefeitura, aumentando a concorrência e trazendo para o Rio instituições prestadoras de serviços de saúde com reconhecida experiência no setor.

(Fonte: Extra)

Related posts
Notícias

AVISO DE PAUTA: governador assina autorização para licitação de obras no Aeroporto Regional da Serra Catarinense em Correia Pinto

O governador Jorginho Mello assina nesta sexta-feira, 19, às 14h, a autorização para licitação…
Read more
Notícias

Ala da Mulher do Hospital Municipal: foi homologada vencedora da terceira licitação

Empreiteira de Curitiba vai realizar a obra, anunciada em 2020, por R$ 13,2 milhões; ala do HM foi…
Read more
Notícias

Licitação para reformas na ginástica artística e taekwondo está aberta

Algumas obras aguardadas pela comunidade são-bentense estão a poucos passos de serem iniciadas.
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *