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Prometida pelo governo Sartori, duplicação da RS-118 não será concluída até o fim do ano


A licitação para duplicar último trecho sem obras foi lançada nesta segunda-feira (26)

Em mais de uma oportunidade, o governador José Ivo Sartori e o secretário estadual dos Transportes, Pedro Westphalen, prometeram: a duplicação da RS-118 seria concluída até o fim de 2018. O plano só não daria certo se houvesse alguma dificuldade fora do previsto, como demora na remoção das famílias invasoras ou algum questionamento jurídico que poderia adiar a realização das licitações necessárias.

Porém, somente nesta segunda-feira, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) lançou a concorrência para realizar a duplicação e a restauração da RS-118 entre os quilômetros 0 e 5, em Sapucaia do Sul. O detalhe é que o prazo de conclusão da duplicação nesta região é estimado em um ano, ou seja, se tudo der certo, o término só ocorrerá em 2019. O plano do governo é gastar até R$ 46,78 milhões na obra. As propostas serão conhecidas em 29 de março.

As obras nesta região estão paradas desde o fim de 2014. A construtora Conterra, que ganhou a licitação e chegou a iniciar os serviços em 2013, decidiu desistir da obra pouco mais de um ano depois de ter começado os trabalhos.

Também no dia 29 de março serão conhecidas as propostas das empresas interessadas em construir um viaduto sobre a linha do Trensurb, no quilômetro 1 da rodovia. A obra deverá custar até R$ 4,88 milhões e ser realizada em até 300 dias.

As obras entre Gravataí e Sapucaia do Sul começaram em julho de 2006. A duplicação parou nos últimos meses de 2014 e só foi retomada em 2017.

Apesar dos prazos exíguos, a secretaria estadual dos Transportes ainda acredita que a obra possa ser concluída até o fim do ano.

— Nós estamos lutando para concluir. Vamos tentar fazer até a última hora. Vamos fazer um esforço sobre-humano — acredita o secretário Pedro Westphalen.

Obras em andamento:
– Duplicação do lote 1, do km 11 ao 21;
– Duplicação do lote 2, do km 05 ao 11;
– Recuperação da pista velha entre os km 5 ao 11;
– Construção do acesso ao viaduto da Avenida Frederico Ritter;
– Construção do acesso ao viaduto da Avenida Itacolomi;
– Construção do viaduto da Avenida Marechal Rondon;
– Construção de elevada sobre o poliduto da Transpetro;
– Sinalização da nova pista.

Licitação em andamento:
– Macaquemento (elevação) do viaduto da RS-020;
– Projeto de construção de seis passarelas;
– Construção de viaduto sobre a Avenida Theodomiro Porto da Fonseca;
– Duplicação do lote 3, do km 0 ao 5;
– Viaduto do trensurb.

Licitação que ainda precisa ser realizada:
– Pontes do Arroio Sapucaia.

(Fonte: Gaucha ZH)

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