Notícias

PT do Senado ainda vai discutir sigilo em licitações da Copa, diz Suplicy

Governo diz que dados sobre obras serão publicados após licitações. Senador afirmou que é contra a medida defendida pelo Planalto

 

Diante da polêmica envolvendo a medida que trata do sigilo de licitações para obras da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) afirmou nesta terça-feira (21) que será contra a proposta defendida pelo governo. “Em princípio, sou a favor de não haver sigilo nas licitações da copa”, disse o senador petista ao G1. Segundo ele, a bancada vai se reunir na próxima semana para debater a posição do partido na questão.

O sigilo em relação ao orçamento de licitações que envolvam obras do Mundial de 2014 foi aprovado pela Câmara no último dia 15 de junho. O artigo foi inserido pela base do governo, a pedido do Planalto, no projeto de lei de conversão da medida provisória 527/11, que estabelece o Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC). O regime flexibiliza as licitações para obras voltadas para os eventos esportivos como forma de agilizar as construções.

Desde que o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), disseminou o impasse ao defender a derrubada da medida pelos senadores, Suplicy é o primeiro petista a sinalizar que votará contra o governo. Ele adiantou a posição que levará à a próxima reunião da bancada do PT no Senado, que deve ocorrer em 28 de junho.

Ajustes

Mais cedo, a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, disse que o Planalto não estaria disposto a negociar “ajustes” no texto da medida provisória aprovada na Câmara que prevê sigilo. Ao ser questionada se o governo concordaria em negociar modificações no projeto, Ideli afirmou: “Não. Até porque temos pouco tempo para o projeto tramitar.”

Na última sexta (17), a presidente Dilma defendeu o regime de contratação especial para obras da Copa argumentando que a matéria havia sido “má interpretada” pelos críticos: “Lamento a má interpretação que deram a esse ponto. Em momento algum se esconde o valor do órgão de controle, tanto do interno quanto do externo. Quem não sabe o valor é quem está dando o lance.”

O que está sendo chamado de sigilo de orçamento, argumentou a presidente, é uma medida adotada para reduzir o preço das obras: “Este foi um recurso que nós usamos para diminuir os preços das obras da Copa. Não há, da parte do governo, nenhuma intenção em ocultar.”

Adotando posição semelhante a de Suplicy, o líder do PMDB na Casa, Renan Calheiros (AL), disse que o partido “tem dificuldade” de compreender a necessidade do sigilo para licitações de obras da Copa de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016. De acordo com o líder peemedebistas, a maioria dos senadores da bancada precisará ser convencida da necessidade de aprovação da medida.

Related posts
Notícias

Com investimento de R$ 3,4 milhões, Recife lança licitação para construir Arrecifes da Cidadania

Equipamento será instalado na Comunidade do Bem, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul da cidade, com…
Read more
Notícias

Em breve deve ser aberta licitação para concessão dos quiosques no Parque dos Pioneiros

Lance inicial previsto é de R$ 400,00 mensais. Vence quem oferecer o maior valor fixo mensal. Com o…
Read more
Notícias

Licitação para requalificação do Teatro Vila Velha será lançada nos próximos dias, diz Bruno Reis

Um dos teatros mais tradicionais de Salvador vai completar 60 anos em atividade, em 31 de julho, e…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *