Notícias

Representante do Ministério de Minas e Energia fala da 14ª Rodada de licitações de áreas de petróleo na Brasil Offshore


Empresas interessadas no leilão têm até o dia 4 de agosto para se inscrever.

O secretário adjunto de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia, João José de Nora Souto, falou durante a Feira Brasil Offshore, que acontece até sexta (23) em Macaé (RJ), sobre a expectativa para a 14ª Rodada de Licitação de blocos exploratórios de petróleo e gás natural, sob regime de concessão, prevista para o dia 27 de setembro, no Rio de Janeiro.

As empresas interessadas no leilão têm até o dia 4 de agosto para se inscrever. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) informou que ainda não tem a lista das empresas interessadas em participar da 14ª Rodada.

Nora Souto destacou a importância da retomada dos leilões previstos para o setor nos próximos anos.

“Estão previstas três rodadas de licitações para este ano: duas no regime de partilha de produção, onde vão ser licitadas áreas na região do pré-sal, a terceira rodada também em um regime de partida de produção também na região do pré-sal. Além da 14ª rodada de licitações no regime de concessões. Por tanto, temos várias oportunidades tanto em offshore quanto nas bacias onshore, novas fronteiras, bacias maduras e bacias também de alto potencial na província petrolífera do pré-sal”, disse Souto.

No evento, Paulo Octávio Pereira de Almeida, vice-presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado, e Karine Fragoso, gerente de Petróleo e Gás da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), também comentaram sobre a 14ª Rodada, que tem, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), os seguintes objetivos:

Ampliar as reservas e a produção brasileira de petróleo e gás natural e o conhecimento das bacias sedimentares
Descentralizar o investimento exploratório no país,
Desenvolver a pequena indústria petrolífera
Fixar empresas nacionais e estrangeiras no Brasil, dando continuidade à demanda por bens e serviços locais, à geração de empregos e à distribuição de renda.

Paulo Octávio Pereira de Almeida afirmou que a retomada de leilões poderá resultadar em um crescimento econômico, com mais interessados em investir em um período de reinserção.

“Não é porque a gente está em uma reinserção que os investimentos nas bacias de campos desaparecem. Eles podem estar reduzidos. Entã o que a gente vê é que nesse momento de retomada já para o próximo ciclo econômico, com o 14 leilão que vai acontecer, com certeza os dois campos que vão entrar já em operação nesse ano na Bacia de Campos e os outros 10 que vão ser leiloados, isso tem uma possibilidade de geração de riqueza e conhecimento nos próximos anos muito grande. As empresas que estão aqui estão se preparando para isso”, destacou.

Para a gerente de Petróleo e Gás da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Karine Fragoso, a 14ª Rodada também representa uma retomada no mercado petrolífero. “O leilão vai possibilitar a construção de um ambiente de negócios mais atrativo para o investidor. Será possível atrair novos atores e dinamizar novamente o mercado”, conclui.

A 14ª Rodada
Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a14ª Rodada de Licitações oferecerá 287 blocos em 29 setores de 9 bacias sedimentares, totalizando uma área de 122.622,40 quilômetros quadrados. Em mar, serão ofertados 110 blocos, distribuídos pelas bacias de Campos, Espírito Santo, Santos e Sergipe-Alagoas. Já em terra, serão ofertados 177 blocos, nas bacias do Espírito Santo, Paraná, Parnaíba, Potiguar, Recôncavo e Sergipe-Alagoas.

A licitação foi autorizada pela Resolução CNPE 06/2017, de 11 de abril de 2017, e publicada no Diário Oficial da União em 20/04/2017.
Ao G1, a Petrobras informou que não se posiciona sobre a participação na 14ª Rodada de licitações.

(Fonte: G1)

Related posts
Notícias

Licitação para construção do Centro Especializado em Reabilitação em Santa Cruz é aberta

Na busca por aprimorar e ampliar os serviços de saúde, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul abriu um…
Read more
Notícias

Prefeitura de Gurupi lança processo licitatório da nova rodoviária, orçada em R$ 13 milhões

O Diário Oficial de Gurupi publicado na noite de sexta-feira, 19, trouxe o aviso de licitação…
Read more
Notícias

Metrô de São Paulo abre licitação para contratação de empresa de vigilância patrimonial

Nesta segunda-feira, 22 de abril de 2024, o Metrô de São Paulo anunciou a abertura de uma…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *