Notícias

Sedec e ICMBio firmam parceria para obras no Parque Nacional

Entre as melhorias estão a construção da portaria da cachoeira Véu de Noiva e de infraestrutura para reabertura do Portão do Inferno

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) firmou um Termo de Cooperação com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), ligado ao Ministério do Meio Ambiente, para a execução de obras de infraestrutura turística no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, que é de responsabilidade do Governo Federal.

Pela parceria, o ICMBio concede à Sedec a realização para construção de uma portaria e de um centro de visitantes na cachoeira Véu de Noiva e da revitalização de trilhas, além da infraestrutura necessária para a reabertura do Portão do Inferno.

O ICMBio continuará fazendo a gestão e a manutenção desses locais. O Instituto ainda deverá orientar os guias do parque sobre a aplicação da legislação ambiental e avaliar os reflexos e resultados das atividades desenvolvidas no local.

A obra da portaria da cachoeira Véu de Noiva teve início em 2013 e foi paralisada em 2014. Já a do centro de visitante e a revitalização das trilhas não chegaram nem a ter sua licitação realizada, já que a primeira em 2013 foi declarada deserta e a segunda, em 2014, fracassada.

Desde o início da atual gestão o Governo do Estado vem trabalhando para realizar um novo termo de cooperação com o ICMBIO. De acordo com o secretário-adjunto de Turismo, Luis Carlos Nigro, com o termo de parceria a Sedec poderá iniciar um novo processo licitatório. “Agora iremos realizar uma nova licitação e dar prosseguimento aos trabalhos de infraestrutura”, destaca.

Os recursos para as obras da portaria da cachoeira Véu de Noiva, do centro de visitantes e da revitalização das trilhas virão do Ministério do Turismo e todo investimento totaliza R$ 2,5 milhões.

Portão do Inferno

O projeto arquitetônico para infraestrutura e retomada da visitação turística no Portão do Inferno já está pronto e foi feito por uma equipe de professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Nele constam a construção de um estacionamento, uma trilha com belvedere e um restaurante. O estacionamento será feito afastado das áreas de risco de acidentes, em terreno plano, com capacidade para 30 veículos e de fácil acesso à região onde será instalado o belvedere, às bordas do paredão.

Além da capacidade do estacionamento, o projeto prevê também altura mínima de 1,80 metro de elevação da trilha, do guarda-corpo e do corrimão, além do uso de estruturas metálicas em detrimento de madeiras, para evitar incêndios e apodrecimentos. O belvedere, destino final dos visitantes, deverá obedecer aos mesmos critérios da passarela.

O local está fechado desde 2011 devido a riscos de desabamentos detectados por geólogos da UFMT. A reabertura faz parte do projeto do Governo do Estado em viabilizar a implantação de um corredor do ecoturismo no Estado tendo como eixo principal o Pantanal, Chapada dos Guimarães, Nobres e Jaciara, a fim de promover o desenvolvimento econômico.

Atualmente o Parque Nacional encontra-se aberto à visitação, mas algumas normas, por questão se segurança, como o acompanhamento feito por guias, têm que ser observadas devido à falta de estrutura nos atrativos. Além das melhorias na estrutura física, a parceria também visa a melhorar a qualidade do serviço prestado por esses guias.

(Fonte: Cenario MT)

Related posts
Notícias

AVISO DE PAUTA: governador assina autorização para licitação de obras no Aeroporto Regional da Serra Catarinense em Correia Pinto

O governador Jorginho Mello assina nesta sexta-feira, 19, às 14h, a autorização para licitação…
Read more
Notícias

Ala da Mulher do Hospital Municipal: foi homologada vencedora da terceira licitação

Empreiteira de Curitiba vai realizar a obra, anunciada em 2020, por R$ 13,2 milhões; ala do HM foi…
Read more
Notícias

Licitação para reformas na ginástica artística e taekwondo está aberta

Algumas obras aguardadas pela comunidade são-bentense estão a poucos passos de serem iniciadas.
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *