Notícias

TCDF suspende pregão eletrônico da Novacap

Conforme o órgão fiscalizador, a Coopercam apontou que um dos itens do termo de referência versa sobre a necessidade de cooperativas precisarem dar lances acrescidos de 15% do valor inicial

O Tribunal de Contas do DF (TCDF) suspendeu, sob suspeita de irregularidades, pregão eletrônico da Novacap que previa locação de 20 vans para uso interno.

Conforme o órgão fiscalizador, a Cooperativa dos Caminhoneiros Autônomos de Cargas e Passageiros em Geral Ltda (Coopercam) apontou que um dos itens do termo de referência versa sobre a necessidade de cooperativas precisarem dar lances acrescidos de 15% do valor inicial. A prática seria antiga e hoje usada apenas pela Novacap.

O gerente administrativo da Coopercam, Marcelo Almeida, criticou a postura da Novacap e afirmou que a cooperativa tentou recurso junto a ela antes de recorrer ao TCDF: “Eles (Novacap) entenderam que estávamos errados, mas como participar nessas condições?”.

Uma consultoria de licitações apontou inconsistência no prazo de entrega previsto no edital. Conforme uma especialista, foram dados cinco dias para entregar os 20 veículos, o que seria impossível dado ao tamanho da demanda.

A empresa afirmou, em nota, que “já enviou todos os esclarecimentos ao TCDF” . Segundo a companhia, as respostas quanto às suspeitas de irregularidades serão dadas apenas ao órgão fiscalizador. O TCDF, por sua vez, informou que as manifestações da Novacap estão “em fase de exame”. Até que haja uma definição, o pregão eletrônico 042/2015 segue suspenso.

Não é a primeira vez que a companhia entra na mira do TCDF. No início do ano, uma concorrência, em parceria com a Terracap, para reforma do Autódromo Nelson Piquet foi revogada após o tribunal apontar sobrepreço de quase R$ 35 milhões na licitação, duplicidade de serviços e falhas no projeto básico de engenharia.

(Fonte: Jornal de Brasília)

Related posts
Notícias

Prefeituras e câmaras podem indicar um segundo servidor para MBA em Licitações

A Escola de Gestão Pública do Tribunal de Contas abriu vagas para que um segundo servidor efetivo…
Read more
Notícias

Matinhos capacita empreendedores locais para ampliar participação em licitações públicas e impulsionar economia regional

Com o intuito de potencializar a participação de empresas locais nas licitações públicas e…
Read more
Notícias

Publicada ordem de licitação de R$ 7 milhões para pavimentação asfáltica em Novo Três Passos

O objetivo é a contratação de obra de infraestrutura completa e pavimentação asfáltica no…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *