Notícias

Tribunal determina publicação de licitação em imprensa oficial

A Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, prevê que a regra nas aquisições públicas é a realização por licitação. Independentemente da forma de contratação, a lei determinou que devem ser obedecidos requisitos que visam proteger o interesse público. Um deles é a obrigatoriedade de publicar no Diário Oficial os editais de licitações públicas. O objetivo é promover a competitividade e dar ciência à sociedade de que o dinheiro público está sendo utilizado em prol da coletividade. Diante disso, Tribunal de Contas da União – TCU determinou a um órgão público, em Acórdão nº 8.949/2016 – 2ª câmara, que fique atento para não cometer erros identificados quanto a publicidade de um processo licitatório.

Eficácia dos contratos
Assim, segundo o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, a determinação do TCU decorre da obrigatoriedade de obedecer à legislação que estabelece que a eficácia dos contratos fique condicionada à publicação na imprensa oficial.

Como estabelecido no caput do art. 26 da Lei nº 8.666/1993, a publicação deverá ocorrer na imprensa oficial do órgão, que poderá ser o Diário Oficial do município, do estado, do Distrito Federal ou da União, de acordo com a esfera de governo à qual estiver vinculado o órgão.

Dessa forma, o professor explica que inadmite-se a publicação em boletins dos órgãos, quadro de avisos, por mais ampla que seja a sua distribuição, pois a Lei exige a publicação na imprensa oficial exatamente para permitir o melhor acompanhamento pelos órgãos de controle.

(Fonte: n3w5)

Related posts
Notícias

Com investimento de R$ 3,4 milhões, Recife lança licitação para construir Arrecifes da Cidadania

Equipamento será instalado na Comunidade do Bem, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul da cidade, com…
Read more
Notícias

Em breve deve ser aberta licitação para concessão dos quiosques no Parque dos Pioneiros

Lance inicial previsto é de R$ 400,00 mensais. Vence quem oferecer o maior valor fixo mensal. Com o…
Read more
Notícias

Licitação para requalificação do Teatro Vila Velha será lançada nos próximos dias, diz Bruno Reis

Um dos teatros mais tradicionais de Salvador vai completar 60 anos em atividade, em 31 de julho, e…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *