Notícias

Vereadores pedem ajuda do Ministério Público para garantir licitação do transporte coletivo

O promotor Roberto Turim informou aos vereadores que o secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, esteve esta semana com ele e que de fato informou que a prefeitura pretende promover de forma emergencial contratos para garantir a continuidade dos serviços de transporte coletivo até a realização do processo licitatório.

Os vereadores Dilemário Alencar (PROS), Diego Guimarães e Abílio Júnior (PSC), estiveram reunidos nesta quarta-feira (22) com o promotor Roberto Turim, da Promotoria do Patrimônio Público, para pedir que o Ministério Público adote todas as providências possíveis para garantir a realização da licitação do transporte coletivo, visto que o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) anunciou que vai prorrogar os contratos de concessões com as empresas de ônibus que operam em Cuiabá.

Os vereadores argumentaram que a prorrogação dos contratos com as atuais empresas que há anos oferecem um péssimo serviço à população é um absurdo, além de desrespeito com o Ministério Público e o Poder Judiciário, visto que a prefeitura vai descumprir decisão judicial obtida pelo Ministério Público que determinou a realização da licitação do transporte coletivo no prazo de 90 dias. A decisão judicial foi proferida pelo juiz Bruno D’Oliveira Marques no mês de fevereiro deste ano.

“Pontuamos ao promotor que o prefeito e o secretário de Mobilidade Urbana tiveram mais de um ano para realizar a licitação e também estavam cientes do prazo determinado pela justiça, mas não fizeram a licitação porque foram lenientes com o interesse público. Portanto, os gestores agiram com descaso, sendo necessária uma atuação enérgica do Ministério Público e do Poder Judiciário, caso contrário as mesmas empresas que oferecem um péssimo serviço ao usuário vão continuar operando em Cuiabá”, disse o vereador Dilemário.

O promotor Roberto Turim informou aos vereadores que o secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, esteve esta semana com ele e que de fato informou que a prefeitura pretende promover de forma emergencial contratos para garantir a continuidade dos serviços de transporte coletivo até a realização do processo licitatório. Garantiu também ao promotor que vai publicar o edital da licitação até final deste mês maio. Para isto vai apresentar justificativas junto ao Ministério Público e ao juiz Bruno D’Oliveira Marquesque concedeu a decisão judicial.

“Vamos analisar as justificativas. Mas já adianto, que caso seja necessário contratos emergenciais, não vamos aceitar prazos longos, mas apenas o prazo necessário que garanta o tramite para a realização da licitação, pois a decisão judicial que conseguimos proibiu a prefeitura de efetuar a continuidade da prestação dos serviços do transporte coletivo, sem a realização de nova licitação”, explicou o promotor Turim.

Os vereadores lamentaram a posição da prefeitura e informaram ao promotor que estão analisando a possibilidade de apresentarem na Câmara Municipal a CPI da SEMOB para investigar a lentidão da secretaria em realizar a licitação e a falta eficaz de fiscalização dos serviços oferecidos pelas atuais empresas, visto a notória existência de muitos ônibus circulando com mais de onze anos de vida útil, milhares de abrigos sem cobertura e assentos, terminais em péssimo estado de conservação e a postura dos conselheiros da SEMOB de sempre votarem a favor do aumento da tarifa para as empresas de ônibus, mesmo diante da inexistência de melhorias para os usuários.

(Fonte: 24 Horas News)

Related posts
Notícias

Com investimento de R$ 3,4 milhões, Recife lança licitação para construir Arrecifes da Cidadania

Equipamento será instalado na Comunidade do Bem, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul da cidade, com…
Read more
Notícias

Em breve deve ser aberta licitação para concessão dos quiosques no Parque dos Pioneiros

Lance inicial previsto é de R$ 400,00 mensais. Vence quem oferecer o maior valor fixo mensal. Com o…
Read more
Notícias

Licitação para requalificação do Teatro Vila Velha será lançada nos próximos dias, diz Bruno Reis

Um dos teatros mais tradicionais de Salvador vai completar 60 anos em atividade, em 31 de julho, e…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *