Questões sobre LicitaçõesRegistro de Preço

Ata de Registro de Preço dentro da Validade

Tenho um Pregão Eletrônico (SRP) feito pela UASG que está dentro da validade de 1 ano, pois foi feito em 2011 e venceu em janeiro/2012. Após a formalização da Ata foi adquirida uma quantidade inferior ao total da ata. Agora, no mês de out/2012 desejamos comprar o restante.
A dúvida é: Tenho que realizar novas consultas de preço? Posso formalizar o contrato pelo preço que consta na Ata? Tenho necessidade do amparo legal, seus artigos, etc.

O importante é a verificação da validade da Ata do Sistema de Registro de Preço. Estando ela dentro do prazo  não há necessidade de nova pesquisa de preço, e se houver interesse  na prorrogação da Ata, nesse caso, nova pesquisa é necessária. O amparo legal, por assim dizer, é o próprio prazo de validade da Ata. Isso decorre do previsto no art. 15, §3, inciso II da Lei 8666/93 que determina que os preços registrados serão periodicamente atualizados através da publicação trimestral obrigatória prevista no §2º do citado artigo.

 

(Colaborou Dra. Andrea Lucia, advogada especializada em licitações e contratos administrativos, no escritório AMP Advogados.)

 

Publicado em  01 de novembro de 2012
*Alguns esclarecimentos foram prestados durante a vigência de determinada legislação e podem tornar-se defasados, em virtude de nova legislação que venha a modificar a anterior, utilizada como fundamento da consulta

Related posts
PropostasQuestões sobre Licitações

O pregoeiro e a equipe são obrigados a divulgar o preço médio da licitação? Muitas empresas estão exigindo essa informação. Como podemos nos respaldar?

A Lei 14.133/21 prevê a possibilidade de o orçamento estimado da contratação ter caráter…
Read more
Questões sobre LicitaçõesRegistro de Preço

Como cancelar lances por erro de digitação?

A lei não prevê a possibilidade de alteração de lances por erro de digitação. Em sendo assim…
Read more
ContratosQuestões sobre Licitações

É legal o pregoeiro negociar com os participantes? Explico o caso: O primeiro colocado mandou uma proposta com erro de digitação e desistiu (o valor era inexequível). O pregoeiro chamou o segundo lugar e perguntou se era possível fazer o valor do primeiro colocado (que era um erro de digitação), a empresa 2 desistiu. E o pregoeiro fez isso com terceiro e quarto colocado. Ninguém aceitou e o pregoeiro propôs um outro valor, seguindo inexequível. Ele pode fazer isso?

O pregoeiro, através do artigo 61 da Lei 14.133/21, tem o poder de negociar condições mais…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *