quarta-feira 29th julho 2015
29-jul-2015

Erro formal ou material no direito civil

Tem erro formal ou material no direito civil?

 Tanto no direito civil quanto no processo civil, assim como no direito administrativo temos erro formal ou material.  O erro material no direito civil é aquele que provém da falsa percepção da realidade.  No erro a pessoa se engana sozinha.  São anuláveis os negócios jurídicos, quando as declarações de vontade emanam de erro substancial que poderia ser percebido por pessoa de diligência normal Art. 138 Cód. Civil.

O erro quanto à forma no direito civil é aquele que não respeita as formalidades essenciais do negócio jurídico. Em regra a validade da declaração de vontade não dependerá de forma especial, senão quando a lei expressamente a exigir Art. 107 Cód. Civil Ex: escritura pública para transmissão de propriedade imóvel.

No processo civil o erro material é aquele que pode ser perceptível num primeiro olhar. Ex. erro quanto ao nome das partes na sentença, troca de letras. O erro material e de cálculo mesmo depois de transitada em julgado a sentença pode ser corrigido pelo juiz.

O erro formal no processo civil pode ser relativizado. Segundo o princípio da instrumentalidade das formas os atos processuais reputam-se válidos quando realizados de outro modo, lhe preencham a finalidade essencial Art. 154 CPC.

Normalmente dizemos erro material aquele proveniente do direito civil, à matéria, direito substancial. Erro formal é aquele decorrente da forma, normalmente decorrente do procedimento, ou do direito processual, direito adjetivo.

CONFIRA TAMBÉM: O Erro Formal e o Erro Material no Procedimento Licitatório

(Colaborou Ariosto Mila Peixoto, advogado especializado em licitações públicas e contratos administrativos).

* Alguns esclarecimentos foram prestados durante a vigência de determinada legislação e podem tornar-se defasados, em virtude de nova legislação que venha a modificar a anterior, utilizada como fundamento da consulta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

DER abre licitação para recuperar asfalto da DF-001 no Lago Oeste

Propostas serão abertas em um mês; custo previsto é de R$ 8,74 milhões.
Obra em 12,5 quilômetros de pista deve durar seis meses, segundo aviso.

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Distrito Federal publicou nesta terça-feira (28) no Diário Oficial um aviso de licitação para recuperar o asfalto da DF-001, em trecho do Lago Oeste. A concorrência será definida pelo menor preço e prevê obras em 12,5 quilômetros de pista.

Os envelopes com as propostas serão abertos em 28 de agosto. As obras devem durar seis meses e têm custo previsto de R$ 8.744.911,14. A recuperação da pista é uma demanda antiga dos moradores da região.

(Fonte: G1)