Modalidades de LicitaçãoQuestões sobre Licitações

Pessoa jurídica de direito privado realizando licitações para aquisição de bens e serviços

É possível uma associação de estudantes universitários licitar para a contratação da prestação de serviços de ônibus (pois os estudantes deslocam-se diariamente de uma cidade a outra para estudar), uma vez que parte da verba é fornecida pela Prefeitura?

Sim. A propósito, não há qualquer impedimento legal para que uma pessoa jurídica de direito privado realize licitações para aquisição de bens e serviços. Vale lembrar que muitas empresas privadas (médias e grandes) estão utilizando o pregão eletrônico como ferramenta eficaz de suas contratações.

Em caso positivo, deve ser parcial (compreendido apenas o montante que a Prefeitura paga) ou total (montante da Prefeitura + mensalidade dos estudantes)?

Fica da escolha da entidade.

Mas a minha sugestão é que a contratação pela via do procedimento licitatório contemple toda a verba. Dessa forma, quanto maior o valor do contrato, maior o interesse e a disputa.

Mas cautela. É importante elaborar um edital bastante completo, que contemple todas as obrigações e condições técnicas da prestadora de serviço. Há na internet muitos editais de licitação para contratações de serviços dessa natureza. Não esqueça também de incluir todas as necessidades da entidade, no edital e no contrato, pois somente com estas cláusulas será possível cobrar uma boa e satisfatória prestação de serviços.

Obviamente, que particularidades da entidade – que desconheço, pois a consulta foi genérica – poderá revelar maior eficiência se a contratação for feita de forma separada: licitação para utilização dos recursos da prefeitura; e contratação privada para utilização dos recursos privados.

Publicado em 07 de março de 2017

(Colaborou Dr. Ariosto Mila Peixoto, advogado especializado em licitações e contratos administrativos, no escritório AMP Advogados).

*Alguns esclarecimentos foram prestados durante a vigência de determinada legislação e podem tornar-se defasados, em virtude de nova legislação que venha a modificar a anterior, utilizada como fundamento da consulta

Related posts
PropostasQuestões sobre Licitações

O pregoeiro e a equipe são obrigados a divulgar o preço médio da licitação? Muitas empresas estão exigindo essa informação. Como podemos nos respaldar?

A Lei 14.133/21 prevê a possibilidade de o orçamento estimado da contratação ter caráter…
Read more
Questões sobre LicitaçõesRegistro de Preço

Como cancelar lances por erro de digitação?

A lei não prevê a possibilidade de alteração de lances por erro de digitação. Em sendo assim…
Read more
ContratosQuestões sobre Licitações

É legal o pregoeiro negociar com os participantes? Explico o caso: O primeiro colocado mandou uma proposta com erro de digitação e desistiu (o valor era inexequível). O pregoeiro chamou o segundo lugar e perguntou se era possível fazer o valor do primeiro colocado (que era um erro de digitação), a empresa 2 desistiu. E o pregoeiro fez isso com terceiro e quarto colocado. Ninguém aceitou e o pregoeiro propôs um outro valor, seguindo inexequível. Ele pode fazer isso?

O pregoeiro, através do artigo 61 da Lei 14.133/21, tem o poder de negociar condições mais…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *