ContratosQuestões sobre Licitações

Seguro-garantia dos contratos pode ser usado para pagar demandas judiciais trabalhista?

Sou Gestor de contrato da referida empresa e gostaria de saber se posso usar o seguro-garantia dos contratos, aquele disposto no art. 56, § 1º, I (caução em dinheiro) para pagar demandas judiciais trabalhista.

Em razão do REsp nº 542.203/SC, REsp n.º 503.197/PR e, sobretudo, do Enunciado 331 do TST, a Administração Contratante tem responsabilidade subsidiária nas demandas trabalhistas.

Nos casos de intimação ou conhecimento de que há reclamação trabalhista ajuizada, tendo sido a Contratada e Contratante incluídas no pólo passivo da demanda, o que se costuma fazer é reter os valores devidos à empresa Contratada, na medida exata para a satisfação do débito trabalhista.

Para que a retenção seja feita sem dar causa a novo litígio, é importante que tal constrição seja prevista no contrato administrativo.

O seguro-garantia é forma de caução que estabelece condições específicas – conditio sine qua non – para que ele seja utilizado. Imperioso verificar se o seguro-garantia apresentado neste contrato, objeto da consulta, permite sua execução nos casos de demandas judiciais trabalhistas.

Publicado em 07 de dezembro de 2017

(Colaborou Dr. Ariosto Mila Peixoto, advogado especializado em licitações e contratos administrativos, no escritório AMP Advogados).

*Alguns esclarecimentos foram prestados durante a vigência de determinada legislação e podem tornar-se defasados, em virtude de nova legislação que venha a modificar a anterior, utilizada como fundamento da consulta

Related posts
PropostasQuestões sobre Licitações

O pregoeiro e a equipe são obrigados a divulgar o preço médio da licitação? Muitas empresas estão exigindo essa informação. Como podemos nos respaldar?

A Lei 14.133/21 prevê a possibilidade de o orçamento estimado da contratação ter caráter…
Read more
Questões sobre LicitaçõesRegistro de Preço

Como cancelar lances por erro de digitação?

A lei não prevê a possibilidade de alteração de lances por erro de digitação. Em sendo assim…
Read more
ContratosQuestões sobre Licitações

É legal o pregoeiro negociar com os participantes? Explico o caso: O primeiro colocado mandou uma proposta com erro de digitação e desistiu (o valor era inexequível). O pregoeiro chamou o segundo lugar e perguntou se era possível fazer o valor do primeiro colocado (que era um erro de digitação), a empresa 2 desistiu. E o pregoeiro fez isso com terceiro e quarto colocado. Ninguém aceitou e o pregoeiro propôs um outro valor, seguindo inexequível. Ele pode fazer isso?

O pregoeiro, através do artigo 61 da Lei 14.133/21, tem o poder de negociar condições mais…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *