Notícias

AMM realiza curso de Fundamentos de Licitação e Formação de Pregoeiro


A Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM está mobilizando os municípios para o curso de Fundamentos de Licitação e Formação de Pregoeiro que será realizado de 26 a 28 de março, no auditório da instituição. As inscrições estão abertas no site www.amm.org.br. O curso terá carga-horária de 24 horas/aulas, divididos em três dias consecutivos com oito horas/aula por dia. O curso será ministrado pelo consultor Nilson Fernando Gomes Bezerra, bacharel em direito pela Universidade Federal de Mato Grosso e servidor público federal.

A capacitação é dirigida a servidores públicos, efetivos ou não, que atuam ou atuarão como pregoeiro ou membro de equipe de apoio, além de agentes políticos (prefeitos e vereadores) e demais agentes públicos (secretários, diretores, contadores, advogados, controladores internos, assessores, atuantes na área de licitações públicas, gestão e fiscalização de contratos administrativos, elaboração de projeto básico e/ou termo de referência, entre outros interessados).

O curso abrangerá os fundamentos de licitações públicas, com destaque especial para a modalidade pregão, em suas formas presencial e eletrônica, abordando seus principais aspectos e alguns de seus pontos mais polêmicos. Conterá a apresentação de conteúdo por meio de veiculação de vídeos exemplificativos, estudos de caso, realização de exercícios, aplicação de questionários eletrônicos, entre outros.

O presidente da AMM, Neurilan Fraga, ressaltou a importância da capacitação dos técnicos e gestores para garantir os melhores resultados para as administrações municipais. Fraga lembra que as contratações de serviços e aquisição de produtos por parte das prefeituras são feitas, em sua maioria, através das licitações. “É preciso que os servidores estejam capacitados para conduzir todo o processo licitatório, adotando os procedimentos corretos e evitando erros que possam gerar punições para a gestão”, assinalou.

A figura do pregoeiro, por exemplo, concentra muitas atribuições que devem ser desempenhadas por um servidor público altamente capacitado, pois essa modalidade é utilizada para aquisição de serviços e bens, como remédios, veículos, manutenção e construção.

(Fonte: Folha Max)

Related posts
Notícias

Prefeitura de São Sebastião abre licitação para construção de Terminal de Ônibus

Dia 3 de maio às 10h acontecerá a abertura dos envelopes ‘proposta de preços’ para a…
Read more
Notícias

Licitação para asfaltamento da BR-319 é anunciada pelo DNIT; estrada liga Rondônia ao Amazonas

Projeto visa melhorar conexão entre estados com a reconstrução de trechos críticos da principal…
Read more
Notícias

Licitação para obras de ampliação, revitalização e urbanização do cemitério do Gravatá será nesta quinta-feira (2)

A Prefeitura de Penha estima que, após a licitação, as obras devem iniciar em 30 dias A…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *