Notícias

Bongiorno e Jonas assinam edital para a abertura da licitação da revitalização do Bosque da Matriz

 

Previsão é de que dentro de 45 dias aconteça a concorrência pública que definirá a empresa que assumirá a empreitada

O prefeito Bongiorno assinou, nessa terça-feira (16), em Curitiba, juntamente com o deputado estadual Jonas Guimarães, o edital para a abertura da licitação da revitalização completa da Praça João XXIII, conhecida popularmente como Bosque da Igreja Matriz. O projeto, elaborado pelos profissionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, foi aprovado pelo Paraná Cidade, que financia ao município R$ 815 mil para o empreendimento. A estimativa é de que dentro de 45 dias aconteça a concorrência pública que definirá a empresa responsável pela execução da obra.

“É muito satisfatório levar à Cianorte o que lhe é de direito e merecimento”, disse o deputado. “Desde que começamos esse projeto, buscamos pensar soluções que transformassem esse bosque em um espaço moderno e atrativo para passear, descansar e desfrutar de agradáveis momentos de lazer em família ou com os amigos e que oferecesse muita segurança” conta o prefeito Bongiorno. “Com a planta já concluída e sendo encaminhada para as demais etapas, temos a convicção de que essas melhorias transformarão o ‘coração’ da nossa cidade. Será um local mais moderno e que se consolidará como um importante centro de convivência”, conclui.

Na parte externa da praça, o projeto prevê a troca de toda a calçada, que hoje é de bloco de concreto sextavado, por ladrilho hidráulico. “Um material que além de ser mais interessante do ponto de vista estético, apresenta a maior durabilidade, uma vez que é construído sobre uma camada de concreto”, explica o engenheiro que acompanhará a execução, Bruno Baioni. O profissional estima que, com manutenções pontuais frequentes, o calçamento pode durar cerca de uma década.

Outra mudança pensada para o entorno do bosque é a construção de uma ciclofaixa, com pintura específica (vermelha) no asfalto, acompanhada dos “tachões” de sinalização para delimitar o espaço voltado aos ciclistas. Ela possuirá 800 metros de extensão. “Para que a circulação dessas pessoas aconteça de forma segura, evitando acidentes, e para ampliar o espaço de circulação pelas calçadas, iremos retirar os estacionamentos que ficam nessas laterais”, conta o engenheiro.

Quanto às mudanças internas, a Prefeitura pretende alargar uma das trilhas existentes – que fica ao final da Rua Quinze de Novembro. Com 200 m², o caminho deverá cruzar todo o bosque em linha reta e será adornado com bancos e pergolados de concreto, que futuramente podem ser cobertos com plantas. No centro do bosque, será instalado um chafariz com luzes. Tanto a parte interna, quanto externa, também receberá iluminação em LED.

(Fonte: Folha Regional de Cianorte)

Related posts
Notícias

Autorizada licitação para iluminação em LED em Guamiranga

O Paraná Cidade liberou nesta semana o processo de licitação para iluminação em LED no…
Read more
Notícias

Licitação para construção de pista de bicicross deve sair nos próximos dias

Estrutura será construída nas dependências do Parque do Trabalhador e terá área de 6,900 metros…
Read more
Notícias

Governo abre licitação para compra de medicamentos em hospital infantil

Valor total dos medicamentos gira em torno de 45 mil reais; Estes medicamentos deverão ser…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *