Notícias

Deputados apresentam propostas para fim de aposentadorias de governadores

Os deputados Mauro Moraes (PSDB) e Professor Lemos (PT) começaram a coletar assinaturas para apresentar duas Propostas de Emenda à Constituição Estadual.

 

As PECs são sobre o mesmo assunto: a aposentadoria de ex-governadores. Nos dois casos, há a proposta de acabar com o benefício. Mauro Moraes já havia apresentado a proposta anteriormente, mas não conseguiu vê-la aprovada. Agora, que o caso foi levado pela OAB aos tribunais, ele achou por bem reapresentar. A PEC do Professor Lemos propõe acabar também com as aposentadorias de viúvas de ex-governadores.

Depois de levar o caso ao STF, o presidente da OAB no Paraná, José Lúcio Glomb sugeriu aos deputados que acabassem eles mesmos com o artigo da Constituição Estadual que dá o benefício. Ficaria melhor se ação fosse tomada pelos políticos, ao invés de ver a ilegalidade do dispositivo decretado pelo STF. A OAB diz que o dispositivo, que garante R$ 24,6 mil mensais a dez ex-governadores e quatro viúvas, é ilegal, escreveu em seu blog o jornalista Rogério Galindo, da Gazeta do Povo.

VEREADOR CASSADO


A 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça confirmou a condenação do vereador João Alves Correa (PMDB), ex-presidente da Câmara de Maringá e ex-prefeito da cidade, nos últimos meses de 2000, por improbidade administrativa, com perda dos direitos políticos por oito anos, e do seu mandato no Legislativo, além de ter que reembolsar o erário em R$ 236.242,00. O julgamento dos embargos de declaração cível aconteceu no último dia 8 e o acórdão está para ser disponibilizado.

Além de John, tiveram seus recursos rejeitados, por unanimidade, três de seus assessores e três servidores de carreira da Câmara de Maringá. Foi mantido o acórdão de julho do ano passado, que reformou sentença do juízo da 6ª Vara Cível, atendendo recurso do Ministério Público, que pode, a qualquer momento, pedir o cumprimento da pena. O motivo: a compra de laptops superfaturados, denunciada por este modesto blog em 2005.

Luiz Carlos Barbosa, Marcos Donizete de Souza, Dagoberto Faustino da Silva e Donizete Alves Correa, membros da Comissão de Licitação, foram condenados por falsidade ideológica, além do ressarcimento integral do dano, perdem os cargos públicos e têm seus direitos políticos suspensos por cinco anos. Adilson de Oliveira e Benedito Barbosa, que liberaram o dinheiro antecipadamente para a compra superfaturada, devem ressarcir integralmente o dano e perdem a função pública. O ex-assessor jurídico Alaor Gregório de Oliveira foi condenado a pena de ressarcimento integral do dano, bem como da perda da função pública e da suspensão dos direitos políticos por cinco anos.

(Fonte: Tribuna de Cianorte)

Related posts
Notícias

Prefeitura de Jacupiranga abre licitação para reforma de ginásio

Licitante poderá fazer uma visita técnica facultativa ao local da reforma; Valor está em torno de…
Read more
Notícias

Prefeitura disponibiliza novas oportunidades de Licitação

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde está com novas licitações disponíveis para os próximos dias.
Read more
Notícias

Prefeitura de Gavião Peixoto abre licitação para iluminação de vias

Instalação de iluminação seria para a rotatória no encontro da Vicinal Leonardo Cruz e via…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *