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Duas empresas vencem licitação da merenda em Mauá

A Prefeitura de Mauá recebeu nesta segunda-feira (29) propostas de duas empresas interessadas em fornecer alimentos utilizados na merenda escolar da rede municipal: A Belamesa e a Fênix, declaradas vencedoras da concorrência. Em pouco mais de um mês, essa é a terceira vez que a administração municipal tenta concluir a licitação.

Na primeira tentativa, em 22 de julho, nenhuma empresa se interessou pelo certame. Na segunda tentativa, em 8 de agosto, duas concorrentes apresentaram proposta. Uma delas acabou sendo desclassificada na fase de habilitação e a outra (Jade AZ) chegou a ser declarada vencedora, mas acabou desistindo na fase de apresentação de amostras dos gêneros alimentícios.

Agora, a expectativa do Paço é que a licitação seja finalmente concluída o mais breve possível. A preocupação é que, caso haja um possível novo empecilho, o fornecimento de merenda seja prejudicado. O último contrato para distribuição dos alimentos terminou em março.

A Belamesa apresentou propostas para fornecer carne bovina, carne suína e embutidos (salsicha), no valor total de R$ 1,19 milhão. Já a Fênix cobrou R$ 536,3 mil para distribuir os outros itens que fazem parte da merenda: carnes de aves e peixes. Os contratos serão válidos por um ano. Ambas as empresas precisarão apresentar até a próxima quinta-feira (1º/09) amostras das carnes e também série de documentações específicas exigidas no edital.

“A Secretaria de Segurança Alimentar vai fazer a análise técnica das amostras e das [documentações] específicas. Estando tudo de acordo eles [secretaria] devolvem para a gente, fazemos resumo do processo, que vai para o gabinete do prefeito”, explica pregoeira Jaqueline Aparecida Silva Alves Correia.

Apesar de não haver prazo para a análise técnica e a homologação, a tendência é que o processo seja finalizado em breve, devido à urgência em retomar o fornecimento de alimentos para a merenda. Em caso de novo entrave na licitação, o governo Donisete Braga (PT) deve adotar a estratégia de assinar contrato emergencial.

Entenda a licitação

O processo licitatório é dividido em cinco lotes – cada um dos lotes representa um tipo de alimento que compõe a merenda escolar. O lote 1 é formado por itens de carne bovina, o 2 de aves, o 3 de carne suína, o lote 4 é de embutidos e lote 5 é de peixes. A empresa que apresenta interesse em participar da disputa pode escolher concorrer em um ou mais lotes.

Um dos itens do lote 1 é a almôndega. A empresa Jade AZ – que desistiu da concorrência na segunda tentativa de licitação da merenda -, cobrou inicialmente R$ 20,03 por quilo, mas depois reduziu o valor e aceitou vender o quilo por R$ 17,90.

O preço apresentado pela Belamesa, declarada vencedora do certame nesta segunda-feira, foi de R$ 21,94. Uma das justificativas apresentadas pela empresa e pela Prefeitura para esta faixa de preço é que o valor inclui o custo de transporte da almôndega, que será levada pela empresa em cada escola municipal de Mauá.

(Fonte: Reporter Diario)

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