Notícias

Estado pede retomada de linhas de ônibus no ABC

A Secretaria de Transportes Metropolitanos está movendo ação interna para por fim a precariedade dos ônibus intermunicipais que atendem ao ABC, na Grande São Paulo, antes mesmo do desfecho da nova licitação.

O órgão estadual informou que está em curso processo administrativo para a retomada cautelar das permissões das linhas metropolitanas das empresas do grupo do empresário Baltazar José de Souza. São sete companhias operadas por ele, entre elas a São Camilo e a Eaosa.

Os motivos apresentados pela secretaria para o processo são velhos conhecidos dos passageiros do ABC: falhas na prestação dos serviços, condições precárias dos ônibus e falta de documentação dos veículos que circulam nas linhas.

De acordo com o Estado, o processo encontra-se em fase de recurso do grupo de Baltazar. A análise da defesa deve durar 30 dias.

A Secretaria de Transportes Metropolitanos afirmou que providências sobre como as linhas serão operadas após a retomada serão definidas após a conclusão do processo.

As linhas intermunicipais que cortam as sete cidades da região são hoje as únicas que não são concessionadas e operam em regime de permissão. Desde 2006, a EMTU (Empresas Metropolitanas de Transportes Urbanos) tenta sem sucesso licitar o lote. O último processo de concorrência foi lançado em setembro do ano passado e incluía também os outros lotes da Grande São Paulo. Mas o processo foi paralisado pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) em novembro para que alguns questionamentos fossem esclarecidos.

Em entrevista ontem à Rádio Bandeirantes, o diretor-presidente da EMTU, Joaquim Lopes da Silva Júnior, disse estar confiante em assinar o novo contrato ainda neste ano. “A grande diferença deste modelo é que os eventuais interessados que queiram participar desta licitação, mesmo naquela área que é deficitária, terão assegurado sua remuneração por prestação de serviço independente da tarifa arrecadada.”

O empresário Baltazar José de Souza foi procurado pela reportagem por meio de seu advogado e da empresa São Camilo, mas não se pronunciou até a conclusão desta reportagem.

Queixas

Quem precisa utilizar as linhas intermunicipais reclama de bancos quebrados, janelas emperradas, calor e falta de acessibilidade.

“A frota tem um ou dois ônibus novos e o restante é da década de 1990, bem antigos. Os bancos são duros ou quebrados. Janelas não abrem ou ficam sempre aberta e em dia de chuva não tem como fechar. Os ônibus quebram com frequência, não se pode confiar no horário”, disse Alex França, usuário dos ônibus da São Camilo.

A nutricionista Ana Carolina Costa se queixa de problemas nos trólebus. “O ar-condicionado não funciona e os veículos têm goteiras.”

Tarifa da EMTU sobe

Os passageiros devem se preparar para tarifas mais caras nas linhas intermunicipais de ônibus a partir desta terça. O reajuste no ABC será de 4,33%. Os novos valores das linhas podem ser conferidos no site www.emtu.sp.gov.br. A boa notícia é que a tarifa para os trólebus do Corredor ABD não terá alteração agora, sendo mantida em R$ 4,30. A EMTU alega que o contrato com a empresa Metra, que opera o sistema, tem data-base de reajuste em julho, quando será avaliada a possibilidade de aumento.

(Fonte: Metro Jornal)

Related posts
Notícias

Autorizada licitação para iluminação em LED em Guamiranga

O Paraná Cidade liberou nesta semana o processo de licitação para iluminação em LED no…
Read more
Notícias

Licitação para construção de pista de bicicross deve sair nos próximos dias

Estrutura será construída nas dependências do Parque do Trabalhador e terá área de 6,900 metros…
Read more
Notícias

Governo abre licitação para compra de medicamentos em hospital infantil

Valor total dos medicamentos gira em torno de 45 mil reais; Estes medicamentos deverão ser…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *