Notícias

Licitação vai definir administrador do Hospital do Câncer

Para pôr fim ao jogo de empurra-empurra ao atendimento de pacientes com câncer, um acordo judicial entre o Hospital Evangélico e a empresa Centro de Tratamento de Câncer de Dourados (CTCD) determinou que a Secretaria de Saúde Municipal abra novo processo de seleção para definir quem será o responsável pela oncologia no Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente os pacientes são atendidos pelas duas unidades e tem gerado reclamação.

O acordo foi homologado na terça-feira pelo juiz José Domingues Filho, da 6ª Vara Civil, e ficou estabelecido que a Secretaria de Saúde de Dourados tem prazo de 60 adias para abrir processo de licitaçãoe de seis meses para encerrar o certame. A medida tem como objetivo dar fim a atual situação de emergência sanitária e humanitária da área de oncologia em Dourados.

Em decorrência da briga judicial entre o Evangélico e o CTCD, empresa responsável pela administração do Hospital do Câncer, a justiça havia determinado recentemente que as duas unidades passassem a atender os pacientes de câncer.O Hospital Evangélico, por ser a instituição habilitada no Ministério da Saúde para tratamento de câncer, tornou-se, pela medida, a porta principal de acesso de todos os pacientes. Mas por ser detentor do equipamento de radioterapia, coube ao CTCD realizar este procedimento quando isoladamente ou em conjunto com a quimioterapia.

Essa medida prejudicou o atendimento dos pacientes. Antes, todo o atendimento era realizado no prédio do Hospital do Câncer, anexo ao Evangélico, no entanto, atualmente os serviços estão divididos entre diferentes setores das duas unidades hospitalares. Carla Barros acompanha a mãe que faz tratamento de oncologia há três anos e diz que nas últimas semanas ocorre um jogo de ’empurra-empurra’.

“A consulta agora é marcada no pronto-socorro do Evangélico, enquanto exames e outros procedimentos são agendados em demais locais. A todo momento nos mandam para atendentes diferentes e isso atrasa e dificulta o atendimento”, critica a filha de paciente.

Esse problema levou um grupo de familiares de pacientes a realizar protesto anteontem. Eles pediram que os atendimentos voltem a ser centralizados no prédio do Hospital do Câncer. Parte dos manifestantes estava com cartazes, de mesma grafia, e algumas das mensagens solicitava para o CTCD entregar o prédio do Hospital do Câncer ao Hospital Evangélico.

A queda de braço entre o Evangélico e o CTCD se arrasta há mais de três anos. Recentemente o Evangélico pediu a reintegração do prédio do Hospital Câncer, unidade que foi construída com doações da população. Há 17 anos o CTCD atende no local e tem contrato de permanência até 2019. De acordo com o secretário de saúde Sebastião Nogueira, a prefeitura cumprirá o processo de licitação para tentar pôr um fim na disputa pela prestação de serviço de oncologia em Dourados. Embora seja o atual administrador do prédio do Hospital do Câncer, o CTCD poderá concorrer ao certame. O CTCD, ao longo dos anos, critica o Evangélico pelo atraso de repasse de recursos, já que as verbas do Ministério da Saúde são enviadas primeiro ao HE, que consequentemente faz o repasse do dinheiro ao CTCD.

(Fonte: Progresso)

Related posts
Notícias

Hospital de Cuidados Paliativos terá licitação para selecionar OS; entrega de unidade deve ser feita no 2º semestre

O Hospital de Cuidados Paliativos em Salvador terá uma nova data para ser inaugurado. No último…
Read more
Notícias

Prefeitura de Ladário convoca 2ª colocada em licitação para retomar obras no Estádio Vicente Fortunato

Ladário(MS)- As obras de reforma e ampliação do Estádio Municipal Vicente Fortunato, em…
Read more
Notícias

Licitação para contratar empresa que revitalizará asfalto da avenida Goiânia será no dia 16

O valor máximo estabelecido para a obra foi de R$ 1.583.302,03 Uma obra de recapeamento asfáltico…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *