Notícias

Ministério da Defesa terá de rever contratos, diz Planejamento

O Ministério da Defesa terá de rever contratos deste ano para cumprir o corte no Orçamento determinado pelo governo, informou nesta segunda-feira a secretária de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento, Célia Corrêa.

A Defesa teve seu Orçamento reduzido em 4,4 bilhões de reais como parte dos esforços do governo para cortar 50 bilhões de reais do Orçamento da União.

 

Segundo a secretária, a Defesa terá de negociar para alongar o pagamento de empréstimos externos para a construção de cinco submarinos com tecnologia francesa e 50 helicópteros de tecnologia russa e francesa, entre outros projetos. Estes contratos preveem transferência de tecnologia.

 

“Eles vão ter que reduzir a manutenção operativa e eles vão ter que rever os contratos já assinados”, afirmou Célia a jornalistas. “Vão ter que chamar os credores, sentar com eles e dizer que neste ano, em função da situação fiscal, nós vamos ter que rever, não vamos ter condições de pagar o que estava previsto.”

 

Durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, havia informado que não há espaço para a compra de caças para a Força Aérea Brasileira neste ano. O Brasil analisa a compra de aviões de combate em uma licitação avaliada em pelo menos 4 bilhões de dólares. Fazem parte da concorrência o caça francês Rafale, da Dassault, o sueco Gripen NG, da Saab, e o F-18, fabricado pela Boeing.

A secretária fez questão de dizer que os cortes só englobam os contratos já previstos. “Esse corte não tem nada a ver com caça. É um corte em cima do que é real”, declarou.

 

De acordo com a assessoria do Ministério da Defesa, os cortes ainda não estão definidos e o órgão encontra-se “em tratativas para definir quando e onde” os cortes serão aplicados.

 

O governo detalhou nesta segunda-feira os cortes de 50 bilhões de reais nas despesas orçamentárias do ano, esclarecendo que eles virão prioritariamente com a redução de gastos de custeio.

 

Por: Maria Carolina Marcello
(Fonte: Estadão Online)

Related posts
Notícias

Autorizada licitação para iluminação em LED em Guamiranga

O Paraná Cidade liberou nesta semana o processo de licitação para iluminação em LED no…
Read more
Notícias

Licitação para construção de pista de bicicross deve sair nos próximos dias

Estrutura será construída nas dependências do Parque do Trabalhador e terá área de 6,900 metros…
Read more
Notícias

Governo abre licitação para compra de medicamentos em hospital infantil

Valor total dos medicamentos gira em torno de 45 mil reais; Estes medicamentos deverão ser…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *