Notícias

MP exige que Prefeitura abra licitação para gestão de Hospital em Santana

Promotoria ajuizou Ação Civil Pública pedido ao Juiz responsável para conceder liminar sobre a exigência.

O Ministério Público de Alagoas, através da Promotoria de Santana do Ipanema, moveu um processo contra a Prefeitura do município, exigindo a imediata abertura da licitação para gestão do Hospital Regional Clodolfo Rodrigues de Melo.

A Ação Civil Pública, assinada pelo Promotor de Justiça Hamilton Carneiro, faz dois pedidos ao juiz responsável.

Um deles é que o Poder Executivo seja obrigado a iniciar imediatamente o processo licitatório, tendo o trâmite um prazo máximo de 120 dias.

Já a segunda solicitação é que durante o decorrer do certame o Município escolha por administrar diretamente a unidade ou realize uma contratação emergencial de outra empresa, o que é permitido pela Lei das Licitações.

Debate já acontecia

De acordo com informações divulgadas pela assessoria do órgão ministerial, nos últimos 12 meses, aconteceram cinco reuniões envolvendo o MP, Prefeitura e Instituto Pernambucano de Assistência e Saúde – IPAS (Organização Social que atualmente administra a unidade de saúde).

O prefeito do município havia se comprometido em fazer o processo licitatório, mas nunca o realizou. A alegação dele é que enviou à Câmara de Vereadores um projeto de lei estabelecendo o prazo de contratação para que uma OS pudesse contratar com a Prefeitura.

Essa regulamentação, segundo informa o MP, é importante porque o Município não tem nenhuma norma que trate do tema, baseando-se apenas em leis federais.

Entretanto, o Legislativo teria deixado o PL de ‘molho’, segundo as alegações da Prefeitura. Então, como o prazo já está se encerrando – é na próxima semana -, o MPE decidiu ajuizar a ação.

Como ficam os funcionários

O MP também ressaltou que a relação estabelecida entre o IPAS e os seus funcionários não é de competência do órgão, sendo que os trabalhadores são contratados via regime CLT.

Eles estão de aviso prévio, já que, como prevê a lei, o contrato com o IPAS precisa ser encerrado. O Instituto já está gerenciando o hospital pelo tempo máximo permitido na Lei de Licitações. O contrato teria que ser encerrado no próximo dia 31 de julho.

O promotor Hamílton Carneiro vai aguardar agora a decisão do juiz da comarca de Palmeira dos Índios, magistrado a qual foi remetido a ação.

Fonte: MP/AL

Related posts
Notícias

Autorizada licitação para iluminação em LED em Guamiranga

O Paraná Cidade liberou nesta semana o processo de licitação para iluminação em LED no…
Read more
Notícias

Licitação para construção de pista de bicicross deve sair nos próximos dias

Estrutura será construída nas dependências do Parque do Trabalhador e terá área de 6,900 metros…
Read more
Notícias

Governo abre licitação para compra de medicamentos em hospital infantil

Valor total dos medicamentos gira em torno de 45 mil reais; Estes medicamentos deverão ser…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *