Notícias

Ribeirão rejeita texto que controlava licitações do Paço

Projeto alterava LOM e estabelecia que o prefeito comunicasse a Casa sobre certames

A Câmara de Ribeirão Pires rejeitou ontem, por dez votos a seis, projeto de autoria do Parlamento que estabelecia que o prefeito Adler Kiko Teixeira (PSB) comunicasse ao Legislativo, com 15 dias de antecedência, todos os procedimentos licitatórios do Paço.

O projeto, que recebeu a assinatura de vários parlamentares (inclusive de alguns que votaram contra), pretendia alterar a LOM (Lei Orgânica do Município) e incluir inciso ao artigo 48, que trata das atribuições do prefeito. A mudança na legislação municipal também adicionaria aviso prévio sobre qualquer renovação de contratos e a celebração de contratos emergenciais.

Principal defensor da medida, o presidente da Câmara, Rubão Fernandes (PSD), argumentou que a ideia do projeto partiu para “ajudar o prefeito” e para criar mecanismos que ajudassem o vereador na fiscalização dos atos do Executivo. “O governo vinha fazendo várias (celebrações de contrato por meio de) cartas-convite. Não houve nenhuma licitação no ano passado. Teve uma ou duas, a gente não conseguiu acompanhar direito. A gente queria saber aonde está o erro.”

A transparência a que o Executivo e o Legislativo, nas três esferas de poder, estão submetidos em iniciativas como processos licitatórios e celebração de contratos já é prevista na Constituição Federal e regulamentada pela Lei das Licitações (8.666/1993). “Tem uma parte que já é regulamentada, mas a Câmara queria analisar primeiro (os processos licitatórios)”, alegou Rubão, ao Diário.

O parlamentar criticou ferrenhamente o governo Kiko na tribuna. Segundo o pessedista, a gestão do socialista faz uso exagerado da modalidade carta-convite.

Questionado se o Legislativo também não adota a mesma modalidade frequentemente, Rubão negou. “Não fizemos carta-convite neste ano nem no ano passado”, disse. Em 2017, porém, o Legislativo de Ribeirão, sob a gestão de Rubão, utilizou de carta-convite em 15 ocasiões, para os mais variados contratos, desde locação de impressoras até reforma do prédio da Casa.

(Fonte: Diario do Grande ABC)

Related posts
Notícias

Hospital de Cuidados Paliativos terá licitação para selecionar OS; entrega de unidade deve ser feita no 2º semestre

O Hospital de Cuidados Paliativos em Salvador terá uma nova data para ser inaugurado. No último…
Read more
Notícias

Prefeitura de Ladário convoca 2ª colocada em licitação para retomar obras no Estádio Vicente Fortunato

Ladário(MS)- As obras de reforma e ampliação do Estádio Municipal Vicente Fortunato, em…
Read more
Notícias

Licitação para contratar empresa que revitalizará asfalto da avenida Goiânia será no dia 16

O valor máximo estabelecido para a obra foi de R$ 1.583.302,03 Uma obra de recapeamento asfáltico…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *