Notícias

Servidores são capacitados para gestão de contratos nas licitações

Mais um divisor de águas no âmbito das compras públicas municipais ocorreu nesta quarta-feira (06), no auditório da Agência Municipal de Regulação de Serviços Delegados (Arser). Servidores de órgãos e secretarias da Prefeitura de Maceió participaram da capacitação para implantação do módulo de contratos administrativos no sistema de licitações conhecido como E-Jade.

O treinamento foi dividido em duas turmas e reuniu, entre 8h e 14h, mais de 60 servidores que atuam diretamente com a execução dos contratos em suas pastas.

Com a inovação, a administração municipal poderá controlar com mais precisão todos os contratos firmados no tocante à vigência, pagamento e orçamento. “Teremos ferramentas que irão propiciar o acompanhamento da execução contratual – desde a formalização, que passa a ser atribuição da Arser, ao acompanhamento da execução pelos órgãos”, explica Carleandro Fidélis, que responde pela Gerência de Contratos e Atas da Arser.

Na prática, é a integração do sistema administrativo com o sistema contábil, algo que não ocorria na gestão municipal local. De acordo com o servidor, trata-se de uma iniciativa pioneira. “Não tínhamos um sistema de gerenciamento. Os órgãos faziam a formalização, mas de modo mais simples, sem a integração dos contratos com o sistema contábil”, aponta.

Os benefícios são muitos. Primeiro, no tocante à transparência. Como agora o contrato vai para o E-Jade, os termos passarão automaticamente para o Portal da Transparência – e qualquer cidadão terá acesso a todas as informações documentais do processo. Em seguida, com o controle contábil feito pelas secretarias, a gestão terá noção do quanto resta de saldo, se o contrato já passou da vigência ou o que pode ser feito para que um contrato que pode ser prorrogado não perca seu prazo de vigência. “Havia casos de órgãos que perdiam contrato por não terem o controle. E aí, em situações assim, faz-se necessário realizar uma nova licitação, que é um processo custoso”, esclarece Carleandro Fidélis.

Por fim, a mudança refletirá em economia para o Município, uma vez que a gestão de contratos também vai acompanhar com mais precisão o consumo. “Vamos ter o consumo real de cada item dos contratos”, destaca a diretora de Licitações e Contratos da Arser, Vanderléia Guaris.

(Fonte: Governo Maceio)

Related posts
Notícias

Autorizada licitação para iluminação em LED em Guamiranga

O Paraná Cidade liberou nesta semana o processo de licitação para iluminação em LED no…
Read more
Notícias

Licitação para construção de pista de bicicross deve sair nos próximos dias

Estrutura será construída nas dependências do Parque do Trabalhador e terá área de 6,900 metros…
Read more
Notícias

Governo abre licitação para compra de medicamentos em hospital infantil

Valor total dos medicamentos gira em torno de 45 mil reais; Estes medicamentos deverão ser…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *